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dc.contributor.advisorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.contributor.authorSantos, Margareth Guerra dospt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:54Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151697pt_BR
dc.description.abstractA temática das Redes de Agências de Acreditação e Avaliação da Qualidade da Educação Superior surge no contexto da internacionalização, da cooperação e do movimento de integração entre os países. Como uma consequência da Sociedade do Conhecimento no mundo contemporâneo, este contexto tem fomentado o estabelecimento de relações de cooperação e troca de informações sobre avaliação das universidades na América Latina, através de Redes. Este cenário marcou a existência do objeto de estudo. Compreender perspectivas democráticas construídas no interior dos movimentos de Redes e como se tecem as relações de forças no seu interior, privilegiando possíveis tramas de resistência a modelos de avaliação da educação superior hegemônicos com foco nas Redes de Agências de Acreditação e Avaliação da Qualidade da Educação Superior na América Latina,foi o objeto da tese.As opções metodológicas incluíram a seleção de duas redes, Riaces e Rana, a escolha intencional de sujeitos respondentes dentre seus gestores e especialistas, a técnica de coleta de dados através da produção de narrativas dos sujeitos e a construção de um mapa conceitual da categoria democracia dentro de uma concepção contra hegemônica (Sousa Santos,2003; 2008). A análise interpretativa dos dados permitiu identificar o exercício de uma forma de democracia que representa a tomada de decisões em alinhamento com grupos determinantes no poder,dentre os quais outras redes de avaliação internacionais,em que o processo de decisão e participação nas decisões resume-se a consolidar concepções hegemônicas que não reconhecem a perspectiva do local. Neste sentido, a questão democracia,pode entender-se como um pensar que parece ser ingênuo, não havendo sido encontrados traços de compatibilidade com uma democracia de forte intensidade (Barber, 2003). Parece ser uma forma de democracia que representaria o mascaramento do poder invisível (Bobbio, 1986), servindo ao fortalecimento do capital. As teias de um possível pensar democrático sustentando “rupturas”, presentes no discurso dos atores dos movimentos de Redes de Agências de Acreditação e Avaliação da Qualidade,mostram vozes que levam a repensar e rediscutir as dinâmicas de uma democracia. Uma democracia forte, com participação efetiva e igualitária, respeitando as diversidades culturais e a heterogeneidade dos povos que constituem a região, impondo a liberdade de expressão como condição para a autonomia, parece distante do contexto analisado.pt_BR
dc.description.abstractThe thematic of Networks of Higher Education Accreditation and Quality Evaluation Agencies arises in the context of internationalization, cooperation and integration movement between countries. As a Knowledge Society consequence in the contemporary world, this context has fostered the establishment of cooperative relations and information exchange over the universities evaluation in Latin America. This scene marked the thesis. The study aimed to understand the democratic perspectives built within networks movements as well as the woven relationships of forces conducting possible plots of resistance to hegemonic higher education evaluation models focusing on Networks of Higher Education Accreditation and Quality Evaluation Agencies. The methodological options included the selection of two networks, Riaces and Rana, the intentional selection of respondents among their managers and specialists, the technique of data collection through the production of subjects' narratives and the construction of a conceptual map of the category democracy in an antihegemonic conception (Sousa Santos, 2003; 2008). The interpretative analysis of the data allowed to identify the exercise of a form of democracy that represents decision-making in alignment with determining groups in power, including other international evaluation networks, where the decision-making process and participation in decisions sums up to consolidate hegemonic conceptions that do not recognize the local perspectives. In this sense, the issue of democracy can be understood as a kind of naïve thinking. No traces of compatibility with a strong democracy have been found (Barber, 2003). It seems to be a form of democracy that would represent the masking of an invisible power (Bobbio, 1986), serving to capital strengthening. The webs of a possible democratic thinking sustaining "ruptures"in the discourse of the networks of Accreditation and Quality Evaluation actors, are showing voices that lead to re-thinking and re-discussing the democracy dynamics. A strong democracy, with effective and equal participation, respecting the cultural diversities and heterogeneity of the peoples which constitute the region, imposing freedom of expression as a condition for autonomy, seems to be no existent.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternationalization of Higher Education in Latin Americaen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectNetworks of Accreditation and Evaluation Agenciesen
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectDemocracyen
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectRIACESen
dc.subjectRANAen
dc.titleTeias do pensar democrático presentes nos discursos dos atores das redes de agências de acreditação e avaliação da qualidade da educação superior na américa latina : as vozes do lado de lá.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001012800pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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