Inclusão escolar e participação rimam com gestão : uma proposta de alteração do projeto político pedagógico nos moldes da gestão democrática
dc.contributor.advisor | Medeiros, Isabel Letícia Pedroso de | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Michele Agrelo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151693 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso foi a principal atividade da sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar – 4ª ed. e apresenta a análise das ações desenvolvidas através de um Projeto de Intervenção que desafiou as mudanças no Projeto Político Pedagógico de uma Escola Pública Estadual. O tema escolhido para o projeto foi a Inclusão Escolar. Para respaldar as discussões e reflexões, foram utilizados os seguintes autores: Franco, 2005; Veiga, 2013; Richardson,2014; Mantoan,2006; Carvalho,2006 entre outros, para que este trabalho tivesse seus resultados embasados em autores que desenvolvem seus trabalhos com excelência em cada tema. Foi utilizada a Pesquisa-ação (FRANCO, 2005; VEIGA, 2013; TRIPP, 2005) como base metodológica a fim de proporcionar que eu também participasse deste projeto não só como pesquisadora, mas também como autora participante nesta proposta transformadora da realidade. Analiso aqui e descrevo as alterações no Projeto Político Pedagógico, as discussões e as reflexões que motivaram esta mudança, bem como a participação de todos da comunidade educativa.Fica muito evidente nesta análise que o Projeto de Intervenção obteve resultados positivos, trazendo a comunidade para a escola para refletir acerca de um tema tão atual e que todos devem estarem informados para combater a exclusão e/ou segregação e defenderem a inclusão nas escolas regulares de ensino com conhecimento e entendimento do assunto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar e participação rimam com gestão : uma proposta de alteração do projeto político pedagógico nos moldes da gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001004924 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)