Repensando o currículo escolar
Fecha
2015Nivel académico
Especialización
Resumo
Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre Currículo Escolar enquanto espaço e elemento Político Pedagógico. Discute algumas propostas curriculares existentes e as Implicações possíveis na implementação dos currículos dentro de uma visão de Gestão Democrática da Educação. Por ser um trabalho de natureza qualitativa, escolheu-se a pesquisa-ação como base metodológica. Inicialmente, com o trabalho, pretendeu-se promover uma reflexão acerca do currículo vigente na escola, instalar a cultura d ...
Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre Currículo Escolar enquanto espaço e elemento Político Pedagógico. Discute algumas propostas curriculares existentes e as Implicações possíveis na implementação dos currículos dentro de uma visão de Gestão Democrática da Educação. Por ser um trabalho de natureza qualitativa, escolheu-se a pesquisa-ação como base metodológica. Inicialmente, com o trabalho, pretendeu-se promover uma reflexão acerca do currículo vigente na escola, instalar a cultura do estudo no grupo e provocar uma eventual transformação no currículo escolar, visando combater problemas como: a evasão, reprovação e o fracasso escolar. Analisando o trabalho desenvolvido percebe-se algumas conquistas importantes como a cultura do estudo no espaço escolar, o diálogo estabelecido entre áreas, a reflexão sobre currículo no contexto escolar. O maior desafio agora é continuar persistindo com os estudos, as reflexões, os encontros, as trocas de idéias, para alcançar o objetivo maior que é a implantação de um currículo flexível que incorpore os valores da comunidade escolar e promova uma educação comprometida com a crítica, com o questionamento de valores e a serviço da construção das identidades individuais. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License