Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática
dc.contributor.advisor | Martins, Ivam Martins de | pt_BR |
dc.contributor.author | Donini, Márcia Alcara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151655 | pt_BR |
dc.description.abstract | Estamos vivendo um momento educativo em que a educação inclusiva está sendo discutida e vislumbrada. Entretanto, a prática democrática tem sido usada, muitas vezes, de forma errônea, para justificar a promoção das políticas que valorizam a quantidade em detrimento da qualidade do trabalho pedagógico. Isso se explica e se verifica, principalmente, no grande número de matrículas na escola pública de alunos com necessidades educativas especiais sem adequadas condições de instalações no ambiente físico e, profissionais para o trabalho com esses alunos com as devidas competências necessárias ao manejo e desenvolvimento das potencialidades e habilidades dos diferentes. O presente estudo versará sobre esse assunto. Ele pretende problematizar a temática da educação inclusiva relacionando-a aos paradigmas da gestão democrática, com o intuito de enfatizar uma nova maneira de gerir a escola de forma a contribuir significativamente com as questões ligadas a convivência com a diferença. | pt_BR |
dc.description.abstract | We are living a moment of education in that inclusive education is being discussed and envisioned. However, the democratic practice has been used often, wrongly, to justify the promotion of policies that value the amount at the expense of the quality of pedagogical work. This can be explained and, mainly, in the large number of enrollments in public high school students with special educational needs without adequate conditions of the physical environment and installations, professionals to work with those students with the necessary skills to the management and development of the potential and abilities of the individual. This study will address on this subject. He intends to discuss the theme of inclusive education relating to democratic management paradigms in order to emphasize a new way to manage the school in order to contribute significantly to the coexistence issues with the difference. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Diferença | pt_BR |
dc.subject | Difference | en |
dc.subject | Diversity | en |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Democratic management | en |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Participation | en |
dc.subject | Special educational needs | en |
dc.subject | Necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.subject | Education for all | en |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001004263 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Ciências Humanas (1948)