Instâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poder
dc.contributor.advisor | Scherer, Regina Maria Duarte | pt_BR |
dc.contributor.author | Siviero, Soraya dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151653 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar trata de um aprofundamento das análises de ações realizadas durante o Projeto Intervenção no âmbito de uma escola pública estadual, a Escola Azul. Para permitir uma maior participação da comunidade, houve o envolvimento de órgãos colegiados: Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres, que vêm se reunindo mensalmente, contribuindo, junto à direção, para a resolução de questões de cunho administrativo. O desafio foi ampliar a participação a mostrar a importância de uma gestão de viés democrático. O Projeto Político-Pedagógico é o documento representativo da comunidade, que legitima o poder social, por isso, é importante que seja construído por todos e reavaliado quando necessário. Para basear a parte teórica deste trabalho, apoiamo-nos em autores renomados como: BORDIGNON (2005), FRANCO (2005), GALINA e CARBELLO (s.d), GOHN (2006), OLIVEIRA (2005), TRIPP (2005), PARO (s.d), VEIGA (2013) VIRGÍNIO E BITENCOURT (s.d). A metodologia para intervenção foi a pesquisa-ação que materializou a maior participação e trabalho coletivo, gerando transformações qualificadas como: a reconstituição e resignificação do trabalho do Conselho Escolar e Circulo de Pais, Mestres e Funcionários, além de esboçar os primeiros passos para a valorização dos alunos e a construção plena da cidadania por meio do Conselho de Classe Participativo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Instâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poder | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001002773 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)