Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática
Fecha
2015Nivel académico
Especialización
Resumo
O Trabalho de Conclusão de Curso consistiu numa reflexão feita a partir da aplicação do Projeto de Intervenção, realizado em uma escola estadual – intervenção esta realizada com base na gestão democrática, seus princípios e aspectos gerais. A metodologia aplicada foi a da pesquisa-ação, através da qual foram utilizados um questionário e uma entrevista como instrumentos de pesquisa. Este projeto, queocorreu na cidade de Quaraí no período de novembro de 2014 até junho de 2015, teve como foco a pa ...
O Trabalho de Conclusão de Curso consistiu numa reflexão feita a partir da aplicação do Projeto de Intervenção, realizado em uma escola estadual – intervenção esta realizada com base na gestão democrática, seus princípios e aspectos gerais. A metodologia aplicada foi a da pesquisa-ação, através da qual foram utilizados um questionário e uma entrevista como instrumentos de pesquisa. Este projeto, queocorreu na cidade de Quaraí no período de novembro de 2014 até junho de 2015, teve como foco a participação da família na escola. No presente trabalho foi realizado um aprofundamento mais específico sobre a relação família e escola, uma interação, um envolvimento necessário e essencial na formação de alunos participativos, que visam à integração e à participação ativa em uma sociedade democrática. Os autores que nortearam esta análise foram CURY (s.a), VEIGA (2013), COMERLATTO e PERONI(2014), FALCETTA, ZORZELLA, ALVES e da ROCHA (2014), que auxiliaram quanto ao aprofundamento da gestão democrática; DIAZ (1990 e 1994), OSÓRIO (1996), PARO (2000), ROCHA (2002), TORETE (2005), NOGUEIRA (2006), SULTER (2007), PAROLIN (2008), SILVA e LIMA (2009) e OLIVEIRA e MARINHO-ARAÚJO (2010). Embasados nestes autores, pretendeu-se esclarecer o tema deste trabalho, conhecer e entender a relaçãoexistente entre a família e a escola ao longo da história da educação, bem como sua influência na formação, no desenvolvimento dos alunos e na transformação da sociedade. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License