Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática
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2015Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa evidencia alguns resultados da análise das ações do Projeto de Intervenção efetivada numa escola de ensino fundamental, localizada no município de Candelária/RS, visando o Conselho Escolar. Os aportes teóricos que sustentaram esta investigação são relacionados à Gestão Democrática. Os principais autores que inspiraram a análise deste trabalho foram: Vitor Henrique Paro (2000, 2001), Danilo Gandin (2012, 2013), Carlos Roberto Jamil Cury (2001, 2002, 2007) e Ilma Passos Alenca ...
A presente pesquisa evidencia alguns resultados da análise das ações do Projeto de Intervenção efetivada numa escola de ensino fundamental, localizada no município de Candelária/RS, visando o Conselho Escolar. Os aportes teóricos que sustentaram esta investigação são relacionados à Gestão Democrática. Os principais autores que inspiraram a análise deste trabalho foram: Vitor Henrique Paro (2000, 2001), Danilo Gandin (2012, 2013), Carlos Roberto Jamil Cury (2001, 2002, 2007) e Ilma Passos Alencastro Veiga (1995, 1998, 2013). Tendo como objetivo analisar e efetivar a atuação do Conselho Escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Inácio, tendo em vista a disposição da Lei Municipal Nº 566, de 1º de dezembro de 2010. O material de pesquisa foi analisado na perspectiva da pesquisa-ação constituído por questionário, entrevista semiestruturada, reuniões, conversas informais com pais, alunos, professores e funcionários, bem como o diário de campo da pesquisadora. A análise do material de pesquisa apontou que existem poucas diferenças entre as atribuições do Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres, porém a partir da efetivação do Conselho Escolar, este passa a ser o órgão máximo da Escola; a entrevista semiestruturada possibilitou enxergar, mesmo de forma sucinta, como a comunidade escolar se posicionaria se mudasse de lugar com a gestora escolar, também possibilitou compreender o significado que os entrevistados possuem sobre gestão democrática escolar e ainda mostrou que a comunidade escolar possui conhecimento superficial sobre a importância do Conselho Escolar dentro da escola. Esta pesquisa propiciou conhecer a função e a importância do Conselho Escolar dentro de uma Instituição de Ensino justamente porque é um órgão composto por todos os segmentos da Escola sendo mais um aspecto que referencia a gestão democrática escolar. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
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