Gestão e avaliação democrática : desafios de implementação em uma escola rural de Sant’ana do Livramento/RS
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2015Author
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Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Alencastre, rural, de Sant’Ana do Livramento (RS) define especificamente nos documentos legais, Regimento Escolar e Projeto Politico Pedagógico, em linhas gerais, traços que remetem a uma escola democrático-participativa. No entanto, ouvir de um grupo de alunos: “só nós somos avaliados e não avaliamos nada nesta escola”, deixou o gestor recentemente “designado” em alerta, algo estava errado. Pois, entende-se que a escola intencionada e idealizada n ...
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Alencastre, rural, de Sant’Ana do Livramento (RS) define especificamente nos documentos legais, Regimento Escolar e Projeto Politico Pedagógico, em linhas gerais, traços que remetem a uma escola democrático-participativa. No entanto, ouvir de um grupo de alunos: “só nós somos avaliados e não avaliamos nada nesta escola”, deixou o gestor recentemente “designado” em alerta, algo estava errado. Pois, entende-se que a escola intencionada e idealizada nos documentos legais, precisa e deve ser realidade presente, vivida e sentida nos corredores, no dia a dia. Assim surgiu a presente pesquisa investigativa, onde os seis capítulos que a compõe instigam a pensar e repensar os desafios de implementação da gestão e avaliação democrática. A teoria indica que escola democrática cria e amplia espaços de participações à comunidade escolar, do entorno e em geral. Visando superar encontros e reuniões tão somente de interesses pedagógicos, para no e com o coletivo deliberar a cerca do administrativo, financeiro e governamental. Igualmente para a avaliação democrática o recomendado é que seja empregada como estratégia, recurso pedagógico a qualificar o processo ensino e aprendizagem. Dando-se através de critérios claros, precisos, de conhecimento, planejamento e construção de professores, pais, alunos e equipe gestora. Paulo Freire, Cury e Hoffman entre outros são alguns dos teóricos a fundamentarem o referencial teórico. Ao confrontar os dados levantados a teoria estudada, constata-se e compreende-se a existência de um descompasso entre o que os documentos legais definem para escola, o que ocorre no cotidiano escolar. Isto é, os capítulos articulam-se entre si indo das concepções de gestão democrática, avaliação democrática/participativa a analise de dados colhidos in loco fazendo, ainda, referências ao papel do gestor escolar na procura por caminhos que viabilizem contribuir com a construção e efetivação da tão esperada escola democrática. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
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