Estimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escola
dc.contributor.advisor | Virginio, Alexandre Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Medeiros, Alexandra Alessio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151536 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo relatar o trabalho de atualização do Projeto Político Pedagógico da E.M.E.F. Mathias. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, onde se constatou que a atualização do projeto pedagógico da escola era de extrema necessidade para definir ações educativas que atenda a realidade de nossos alunos. Baseado nos conceitos da Gestão Democrática buscou-se estimular e promover estratégias participativas que envolvesse todos os segmentos da comunidade escolar e local. A fundamentação teórica do projeto baseou-se nos textos disponibilizados nas salas do Curso e teóricos como: Gandin (2011; 2013), Medel (2012), Veiga (1995; 2013), Vasconcelos (2013), Thiollent (2005; 2011), Franco (2005), Gadotti (1994), dentre outros. Constataram-se algumas dificuldades em mostrar as famílias que a participação de todos era muito importante na atualização do PPP. O diálogo durante as reuniões foi a principal forma de esclarecimento e conscientização da importância da parceria da escola com as famílias na reconstrução do Projeto Político Pedagógico. O elo de participação, entre família e escola, tem como objetivo a construção de uma escola cidadã e democrática que busca uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.title | Estimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009052 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)