Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorBusatta, Camila Aguilarpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-10T02:20:39Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151447pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo volta-se à análise da inclusão de alunos surdos em sala de aula comum da rede pública de ensino. O foco da pesquisa está voltado para a disciplina de Química, com o objetivo de avaliar se estão sendo atendidas as necessidades dos alunos surdos, investigando se os profissionais envolvidos neste processo possuem formação para tal. Esse estudo foi realizado em uma escola pública, na cidade de Erechim/RS, com turmas do segundo e primeiro anos. Os sujeitos envolvidos nesse processo - alunos surdos e ouvintes, professores e intérpretes - foram entrevistados e suas falas transcritas e analisadas segundo método da análise textual discursiva. Após, foram aplicadas três atividades diferenciadas com o intuito de verificar se poderiam ou não auxiliar no ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Os resultados da pesquisa aqui apresentados mostram que o aluno surdo não se sente incluído na sala de aula, necessitando de uma reestruturação da escola para atender a diversidade de alunos presentes. Em contra partida, os alunos ouvintes destacaram como positiva a inserção desses sujeitos no ensino regular, relatando que possuem uma relação muito próxima e de cooperação com os alunos surdos. A partir disso verifica-se que é de fundamental importância conhecer o modo como estes sujeitos estão vivenciando esse processo, verificando onde se encontram as suas fragilidades para um posterior aperfeiçoamento desta realidade encontrada nas escolas. O professor da disciplina de Química destacou que no início das aulas não se sentia preparado para receber um aluno surdo em sala de aula regular, porém, no decorrer das aulas, buscou informações juntamente com o intérprete, iniciou estudos de Libras com a intenção de auxiliar os seus alunos surdos, bem como melhorar a sua relação com os mesmos. O desenvolvimento das diferentes atividades comprovou que, buscando auxiliar no ensino e aprendizagem dos alunos surdos, acabamos por contribuir com os estudos de todos os alunos presentes, tornando essas aulas mais divertidas e animadas, instigando esses alunos na busca pelo conhecimento e por explicações dos fenômenos observados ou estudados em aula.pt_BR
dc.description.abstractThe present study emphasizes the analysis of the inclusion of deaf students in regular classrooms of the public school system. The focus of the research is on the chemistry in order to assess whether the needs of the deaf students are being met, investigating whether the professionals involved in this process are trained to do so. This study was performed out in a public school, in the city of Erechim/RS, with second and first year classes. The subjects involved in this process, deaf and hearing students, teachers and interpreters, were interviewed and their speeches were transcribed and analyzed according to the method of discursive textual analysis. Afterwards, three different activities were applied in order to verify whether or not they could assist in the teaching and learning of deaf students. The results of the research presented here show that the deaf student does not feel included in the classroom, needing a restructuring of the school to attend the diversity of the students present. However, the hearing students emphasized how positive is the inclusion of these subjects in regular education, reporting that they have a very close relationship and cooperation with deaf students. Therefore, it is of fundamental importance to know how these subjects are experiencing this process, verifying where they find their fragilities for a later improvement of this reality found in schools. The chemistry teacher pointed out that at the beginning of the classes he did not feel prepared to receive a deaf student in a regular classroom, but during the course of the classes, he sought information with the interpreter, started studying sign language with the intention of helping his deaf students and enhance his relationship with them. The development of the different activities proved that, seeking to aid in the teaching and learning of deaf students, we ended up contributing in the studies of all the students present, making these classes more fun and lively, instigating these students in the search for knowledge and explanations for observed or studied phenomena in class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleA sala de aula de Química : um estudo a respeito da educação especial e inclusiva de alunos surdospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001011875pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples