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dc.contributor.advisorRuckert, Aldomar Arnaldopt_BR
dc.contributor.authorRorato, Geisa Zaninipt_BR
dc.date.accessioned2017-02-02T02:30:39Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151355pt_BR
dc.description.abstractA tese trata da criação de novas universidades federais como resultado de demandas de atores territoriais. Também destaca a multidimensionalidade do poder e como a emergência de atores territoriais nas políticas públicas constrói novas formas de gestão do território, a partir de práticas mais democráticas e horizontalizadas. A hipótese principal defendida nesta tese é de que os atores podem ser mecanismos de transformação dos usos do território, influenciando a ação do Estado sobre estes territórios. O estudo de caso da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) permitiu compreender como sua criação e implantação foram determinadas pela ação do Estado em interação com os múltiplos atores e suas escalas de poder e gestão. Temos, de um lado, um governo federal disposto a investir no ensino superior federal e, por outro, um território que apresenta uma diversidade de atores articulados em rede e que vão, rapidamente, responder a este ambiente favorável. Estes atores vão buscar impor suas reivindicações num contexto de abertura democrática e de valorização dos movimentos sócio territoriais. A criação da UFFS mostra que a influência dos atores territoriais nas decisões do governo federal só foi possível pela emergência de uma escala intermediária entre a escala federal e a regional/local. Esta escala atuou como “filtro das demandas” dos atores territoriais que, unidos nesta escala, fortaleceram seu poder de influência junto ao governo federal até alcançarem a efetiva criação da UFFS. Concluímos que a experiência da UFFS evidencia a emergência das escalas intermediárias no plano decisional e a importância do planejamento como corpo regulador que media o jogo de interesses dos atores territoriais nas diferentes escalas de poder e gestão.pt_BR
dc.description.abstractThis research analyses the creation of new federal universities as a result of territorial actor’s demands. It also highlights the multidimensionality of power and how the emergence of territorial actors in public policy builds new ways of managing the territory from more democratic practices. The main hypothesis of the research is to study how the territorial actors can behave as changing instruments of the territorial usage influencing the actions of the State. The case study of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) allowed understanding how their creation and implementation were determined by the State’s action in interaction with multiple actors and its different scales of action. We have, on the one hand, a federal government willing to invest in federal higher education; on the other hand, we have a territory that presents a diversity of actors and its networks that will quickly respond to this favorable environment. The regional actors will attempt to impose their demands in a democratic context of openness and appreciation of the social territorial movements. The creation of the UFFS reveals that the influence of regional actors in the federal government decisions was only possible by the emergency of an intermediate scale (mesorregional scale) between the federal and regional/local scales. This scale acted as a “filter of the territorial actor’s demands” that linked in this scale strengthened their influence on decision making at a federal level. We conclude that the UFFS experience highlights the emergence of intermediate scales in the decision-making process and emphasizes the importance of planning as a regulatory structure which mediates the interests of territorial actors in different scales of power and management.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSectorial policiesen
dc.subjectUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.subjectExpansão do ensino superiorpt_BR
dc.subjectTerritorial actorsen
dc.subjectExpansion of higher federal educationen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Fronteira Sulen
dc.titleExpansão do ensino superior federal, atores territoriais e emergência de novas escalas de poder e gestão : a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001011471pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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