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dc.contributor.advisorGarcia, Maria Amelia Bulhoespt_BR
dc.contributor.authorFetter, Bruna Wulffpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T02:28:20Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151264pt_BR
dc.description.abstractNesta tese, é analisado o crescente papel do mercado nos circuitos artísticos contemporâneos, enfocando a ascensão das feiras como uma instância que expressa um mundo da arte heterônomo. As feiras são discutidas como ferramenta nos processos de internacionalização da produção artística brasileira. A partir da SP-Arte, ArteBA e Art Basel Miami - três diferentes modelos em distintos circuitos comerciais - é feita uma reflexão sobre como suas respectivas escalas e dinâmicas repercutem na reputação de tais eventos, problematizando as correntes noções de local e global. Considerando questões geopolíticas, que se fazem cruciais nestes dinâmicos ambientes, a pesquisa problematiza o uso do termo ecossistema para descrever a complexidade das relações existentes no cenário da arte contemporânea. Admitindo as limitações dos métodos quantitativos de mensuração dos mercados de arte, nesta pesquisa também são apresentadas algumas das principais narrativas que delineiam e reforçam as crenças contemporâneas na formação de valor. Tais narrativas, simultaneamente conflitantes e convergentes, expõem, nas feiras de arte, suas paradoxais repercussões nos processos de legitimação da arte contemporânea.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzes the growing role of the market in contemporary art circuits, focusing on the rise of art fairs as an instance that expresses a heteronomous art world. The fairs are discussed as a tool in Brazilian artistic production internationalization processes. Using SP-Arte, ArteBA and Art Basel Miami - three different art fair models in different commercial circuits - a reflection is made on how their respective scales and dynamics reverberate on the reputation of such events, discussing the current notions of local and global. Considering geopolitical issues, which are crucial in these dynamic environments, the research questions the use of the term ecosystem to describe the complexity of the relationships in contemporary art scene. Acknowledging the limitations of quantitative methods for measuring art markets, this research also presents some of the main narratives that shape and reinforce contemporary beliefs regarding the formation of value. Such narratives, both conflicting and converging, expose, in art fairs, their paradoxical impacts on legitimizing processes of contemporary art.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt marketsen
dc.subjectMercados da artept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArt fairen
dc.subjectEcosystemsen
dc.subjectFeira de artept_BR
dc.subjectEcossistemaspt_BR
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.titleNarrativas conflitantes e convergentes : as feiras nos ecossistemas contemporâneos da artept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001010012pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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