Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAdó, Máximo Daniel Lamelapt_BR
dc.date.accessioned2017-01-25T02:28:06Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1983-7348pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151240pt_BR
dc.description.abstractEste texto escolhe abordar certo universo da literatura borgeana a partir de três pontos desdobrados em temáticas da Educação. Trata-se de sinalizações que procuram indicar ao leitor uma ênfase nos modos de ler como precursores ativos de uma política da imaginação na Educação. Essa política faz da literatura um dispositivo que compõe, com o ato leitor, um estado de humor poético que arrasta os ímpetos classificatórios ao campo das potências do imaginário. Tal ênfase nos modos de ler procura ser evidenciada nos seguintes pontos: 1) A invenção de Borges (a subjetivação como um efeito de variação); 2) O conhecimento como fabulação (a erosão da verdade como essência) e 3) O anacronismo como procedimento didático (uma didática dos modos de ler).pt_BR
dc.description.abstractThis paper approaches a certain universe of the Borgean literature from three points unfolded in Education themes. They are signs attempting to point out to the reader an emphasis on the ways of reading as active precursors of an imagination police in Education. Such police converts literature into a device that composes, together with the reading act, a state of poetic humor that drags the classifying impetuses to the field of potencies of the imaginary. This emphasis on the ways of reading may be evidenced in the following aspects: 1) Borges’ invention (the subjectivation as a variation effect), 2) Knowledge as fabulation (the erosion of truth as essence), and 3) Anachronism as a didactic procedure (a didactics of ways of reading).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Digital do Laboratório de Artes Visuaus. Santa Maria. 2016. Vol. 9 n.2 (maio/ago. 2016), p. 133-145pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectBorgesen
dc.subjectEducationen
dc.titleAporias literárias : questões borgeanas na educaçãopt_BR
dc.title.alternativeLiterary aporias : borgean issues in educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001009161pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples