Mostrar el registro sencillo del ítem
Avaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitários
dc.contributor.author | Melo, Wilson Vieira | pt_BR |
dc.contributor.author | Araujo, Lisiane Bizarro | pt_BR |
dc.contributor.author | Peixoto, Marjana da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Alcyr Alves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-21T02:30:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-5821 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151164 | pt_BR |
dc.description.abstract | A escuta dicótica foi um dos primeiros e mais importantes métodos de investigação da atenção seletiva. Estudos envolvendo a ansiedade não clínica utilizando este paradigma podem apresentar resultados diferentes daqueles observados em populações clinicamente ansiosas. O objetivo deste estudo foi comparar o viés de atenção para palavras com carga emocional em pessoas com diferentes níveis de ansiedade de traço e de estado usando a escuta dicótica. Os participantes foram estudantes universitários (n=84, média=22 anos de idade, desvio padrão=2,3) que responderam ao Inventário de Ansiedade de Traço e Estado (IDATE). Na tarefa, foram utilizados 20 pares de palavras com alto nível de ativação e valência negativa, pareadas com palavras controles neutras, advindas do Affective Norms for English Words (ANEW). Os resultados indicaram que a ansiedade de traço ou estado não são importantes para detectar o viés de atenção para estímulos negativos com altos níveis de ativação. | pt |
dc.description.abstract | The dichotic listening task was one of the first and most important methods of investigation for selective attention. Studies involving non-clinical anxiety using this paradigm may yield results different from those seen in clinically anxious populations. This study aimed to compare the attentional bias toward emotional words in individuals with different levels of trait and state anxiety using dichotic listening task. Participants were undergraduate students (n=84, media=22 years old, standard deviation=2.3) who responded to the State and Trait Anxiety Inventory (STAI). In the task were used 20 pairs of words with high arouse and negative valence, paired ones with neutral, from the Affective Norms for English Words (ANEW). Results indicated that state and trait anxiety are not important to detection of the attentional bias toward negative stimuli with high levels of activation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ciências e Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 2 (2012), p. 51-62 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Atenção seletiva | pt_BR |
dc.subject | Selective attention | en |
dc.subject | Attentional bias | en |
dc.subject | Viés de atenção | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Anxiety | en |
dc.subject | Dichotic listening task | en |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | Avaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitários | pt_BR |
dc.title.alternative | Assessment of attentional bias in the auditory channel and anxiety in undergraduate students | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009912 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39566)Ciencias Humanas (6795)