Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBampi, Lisete Reginapt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Gabriel Dummerpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-21T02:29:38Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0103-636Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151136pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, problematizamos e analisamos o incentivo a atividades que envolvem a expressão do aprendizado de estudantes, refletindo mundos próprios que se manifestam em suas formas de aprender a matemática escolar, mesclando-se com seus modos de ser e pensar. Objetivando estabelecer conexões entre o “aprender” expresso por Deleuze e o “contemporâneo” por Agamben, queremos ver surgir um aprendizado genuíno no pensamento. Por meio de uma didática dos signos, observamos a natureza desses signos e suas possíveis conexões com a escola de Educação Básica. Sustentados no aprendizado de estudantes e professores, inquietados com o que é ensinado, vislumbramos um professor contemporâneo que pode revelar um ser artístico. Quem sabe, assim, possamos ampliar nossos horizontes e mostrar a produtividade da escola em sua riqueza de signos a decifrar.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, we problematize and analyze the incentive to activities that involve the expression of students’ learning, reflecting their own worlds that manifest them selves in their forms of learning mathematics, blending with their ways of thinking and being. Seeking to establish connections between “learning”, as expressed by Deleuze, and “contemporary”, as expressed by Agamben, we wanted to seethe emergence of a genuine learning in thought. By means of a didactics of signs, we observed the nature of these signs and their possible connections with Elementary Education. Supported by the learning of students and teachers and concerned with what is being taught, we glimpse at a contemporary teacher that may reveal himself as an artistic being. Maybe then we may broaden our horizons and show the productivity of a school in its wealth of signs to be deciphered.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema. Rio Claro, SP. Vol. 30, n. 56 (dez. 2016), p. 954-971pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDidacticsen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectContemporaryen
dc.titleDidática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporâneapt_BR
dc.title.alternativeDidactics of signs : resonances in contemporary mathematics educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001009622pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples