Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea
dc.contributor.author | Bampi, Lisete Regina | pt_BR |
dc.contributor.author | Camargo, Gabriel Dummer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-21T02:29:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-636X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151136 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, problematizamos e analisamos o incentivo a atividades que envolvem a expressão do aprendizado de estudantes, refletindo mundos próprios que se manifestam em suas formas de aprender a matemática escolar, mesclando-se com seus modos de ser e pensar. Objetivando estabelecer conexões entre o “aprender” expresso por Deleuze e o “contemporâneo” por Agamben, queremos ver surgir um aprendizado genuíno no pensamento. Por meio de uma didática dos signos, observamos a natureza desses signos e suas possíveis conexões com a escola de Educação Básica. Sustentados no aprendizado de estudantes e professores, inquietados com o que é ensinado, vislumbramos um professor contemporâneo que pode revelar um ser artístico. Quem sabe, assim, possamos ampliar nossos horizontes e mostrar a produtividade da escola em sua riqueza de signos a decifrar. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper, we problematize and analyze the incentive to activities that involve the expression of students’ learning, reflecting their own worlds that manifest them selves in their forms of learning mathematics, blending with their ways of thinking and being. Seeking to establish connections between “learning”, as expressed by Deleuze, and “contemporary”, as expressed by Agamben, we wanted to seethe emergence of a genuine learning in thought. By means of a didactics of signs, we observed the nature of these signs and their possible connections with Elementary Education. Supported by the learning of students and teachers and concerned with what is being taught, we glimpse at a contemporary teacher that may reveal himself as an artistic being. Maybe then we may broaden our horizons and show the productivity of a school in its wealth of signs to be deciphered. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Bolema. Rio Claro, SP. Vol. 30, n. 56 (dez. 2016), p. 954-971 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Didactics | en |
dc.subject | Teacher | en |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Contemporary | en |
dc.title | Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactics of signs : resonances in contemporary mathematics education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009622 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39096)Ciências Humanas (6670)