Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorLudwig, Carla Angélicapt_BR
dc.date.accessioned2017-01-04T02:26:56Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150419pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre o planejamento e execução de uma prática pedagógica envolvendo ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade está relacionada com a educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como elemento vetorial na aprendizagem e constituição do sujeito, independente da faixa etária. Dentre as experiências realizadas em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, a construção da fotonovela intitulada “Maria Esperança” oportunizou utilizar a ludicidade como princípio orientador. A partir das análises e reflexões sobre o projeto pretende-se contribuir no debate educacional que envolve a EJA e suas consequências na formação dos estudantes. Com a pesquisa foi possível inferir que realizar atividades lúdicas com turmas de EJA, sem recair na infantilização torna-se um recurso a ser utilizado em sala de aula, desde que se considere o contexto no qual está inserido o estudante, suas potencialidades e subjetividades.pt_BR
dc.description.abstractThis paper deals with the planning and execution of a pedagogic practice involving playfulness in the Youth and Adult Education (EJA). As a rule, the playfulness is related to the education of children. The study discusses this relationship by pointing playful as a vector element in learning and constitution of the subject, regardless of age. Among the experiments in a municipal school in Porto Alegre, the construction of photo soap opera entitled "Mary Hope" provided an opportunity to use playfulness as a guiding principle. Based on the analysis and reflections about the project, there is the intention to contribute to the educational debate involving the EJA and its consequences in the training of students. Through this research it was possible to infer that performing fun activities with adult education classes, without falling into infantilization becomes a resource to be used in the classroom, since it considers the context in which the student is inserted, their potential and subjectivities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 5, n. 2 (2016), p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeaching methodologiesen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPlayfulen
dc.titleSobre um experimento na educação de jovens e adultos : a aprendizagem por meio da construção de fotonovelapt_BR
dc.title.alternativeOn an experiment in youth and adult education : through learning photo soap opera constructionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001008421pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples