Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Claudio Calovipt_BR
dc.contributor.authorWeizenmann, Jamile Maria da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2009-01-27T04:12:58Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14980pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende contribuir para o estudo da arquitetura moderna através da análise interpretativa da obra do arquiteto uruguaio Román Fresnedo Siri. O recorte temporal da investigação, de 1938 a 1971 delimita o período de obras de reconhecimento nacional e internacional do arquiteto. Para isso, apresenta-se inicialmente a formação do arquiteto e o contexto histórico latino-americano do período abordado. A primeira parte da análise dos projetos envolve as obras datadas de 1938 e 1946 localizadas no Uruguai. Esta produção marca a gênese da obra de Fresnedo, ainda vinculada ao Art Déco. O segundo momento deste trabalho trata sobre a atuação do arquiteto em Porto Alegre, apresentando dois exemplares de excelência executados na década de 1950. Esta fase afirma o auge da sua produção arquitetônica vinculada às bases modernistas e à escola carioca brasileira. O período final, de 1956 a 1971, define a fase de internacionalização do arquiteto abrangendo projetos realizados em diversos países: Uruguai, Brasil e Estados Unidos. Fresnedo cria um estilo próprio, no qual se encontram temas recorrentes que são identificados e explanados ao longo do desenvolvimento do trabalho. Procura-se relacionar estas características à arquitetura moderna, bem como às vertentes uruguaia e brasileira da época, buscando comprovar a originalidade da obra Fresnedo dentro do quadro da arquitetura no século XX.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analises modern architecture in southern Latin America through the work of Román Fresnedo Siri, an uruguayan architect. The period covered (1938-1971) corresponds to the national and later international acknowledgement of his works. Firstly, the dissertation presents the education of the architect and his historical context. The examination of works starts with the period from 1938 to 1946, comprising buildings and projects in Uruguay. Such works reveal the beginnings of Fresnedo´s carreer, marked by Art Déco influences. The second period (1947-1955) covers two important works done in Porto Alegre, Brazil, which express the apex of the architect´s activity. In them, Fresnedo demonstrates his commitment to modern architecture and his appreciation of Brazilian modernism. The final period covers the years between 1956 to 1971, dealing with commissions in Uruguay, Brazil and the United States. The dissertation demonstrates that Fresnedo defines a particular approach to architecture, revealed in the analisis of individual buildings. The text intends to relate these individual features with international modernism and also its Uruguayan and Brazilian versions, in order to prove the originality of Fresnedo´s work in the context of XX century architecture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSiri, Román Fresnedo, 1903-1975pt_BR
dc.subjectArquitetospt_BR
dc.subjectArquitetura modernapt_BR
dc.subjectArquitetura : Século XXpt_BR
dc.titleA arquitetura de Román Fresnedo Siri (1938-1971)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000675111pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples