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dc.contributor.advisorSilva, Márcia Ivana de Lima ept_BR
dc.contributor.authorSantos, Aline Peterson dospt_BR
dc.date.accessioned2016-11-10T02:19:38Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149527pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação discute os protagonistas do romance Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, e dos filmes Laranja Mecânica e Vinyl, de Stanley Kubrick e Andy Warhol, respectivamente, comparando como tais personagens representam o indivíduo em sociedade. Para tanto, se apóia nas teorias de Joseph Campbell, Antonio Candido e Paulo Emílio Sales Gomes, sobre as personagens, e de Ítalo Calvino sobre a Leveza. São analisadas as três obras, para o entendimento das peculiaridades presentes em cada uma das narrativas, bem como a trajetória do protagonista nas três narrativas, até que estas atinjam o desfecho. Os conceitos de bem e de mal, mantidos sob concepções estabelecidas na nossa sociedade, são ameaçados quando o protagonista é submetido à Técnica Ludovico, tratamento que tem o objetivo de diminuir a quantidade de presos nas prisões e que, para isso, retira o poder de escolha do indivíduo, que passa a ser capaz de praticar somente atos de bondade, já que toda a exposição ao mal o leva à dor e ao incômodo insuportável.pt_BR
dc.description.abstractThis M.A. thesis discusses the protagonists in Burgess’ A Clockwork Orange and the films A Clockwork Orange and Vinyl, directed by Stanley Kubrick and Andy Warhol, respectively, comparing how such characters represent the individual in society. The thesis draws on the theories by Joseph Campbell, Antonio Candido, and Paulo Emílio Sales Gomes, concerning the characters, and by Italo Calvino, concerning Lightness. The three works are analyzed aiming at the understanding of the peculiarities present in each one of the narratives, as well as the trajectory of the protagonist in the three narratives, until they reach the end. The concepts of good and evil, maintained under conceptions established in our society, are threatened when the protagonist is subjected to the Ludovico Technique, treatment that has the objective of reducing the quantity of prisoners in jails. For that, it eliminates the power of choice of the individual, who happens to be able to practice acts of kindness only, since all exposure to evil brings him to pain and to unbearable discomfort.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBurgess, Anthony, 1917-1993. Laranja mecânica : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectProtagonisten
dc.subjectBurgessen
dc.subjectKubrick, Stanley, 1928-1999. Laranja mecânica : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectWarholen
dc.subjectWarhol, Andy, 1928-1987pt_BR
dc.subjectKubricken
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectGood vs Evilen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAdaptação para cinemapt_BR
dc.subjectBem e malpt_BR
dc.titleO protagonista nas laranjas mecânicas : um tchelovek bratchni ou um maltchik bizumni?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001005956pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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