Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCamara, Guilherme Dornelaspt_BR
dc.date.accessioned2016-11-02T02:16:13Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2317-2428pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149424pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio apresenta uma diferenciação entre os princípios que informam as propostas dos autores e instituições considerados as principais referências para a compreensão dos Programas de Combate à Pobreza em voga no Brasil: John Rawls, Amartya Sen, o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O argumento desenvolvido é o de que as proposições desses autores e instituições diferenciam-se desde as filosofias morais e os princípios éticos que as fundamentam. Em comum, eles tomam a configuração contemporânea do sistema capitalista como organizadora da vida em sociedade, buscando soluções para a pobreza, a miséria e a injustiça social dentro desse próprio sistema. Em oposição a essa lógica, o artigo propõe a Filosofia da Libertação como fundamento para pensar os Programas de Combate à Pobreza no Brasil, pois o princípio ético que ela estipula se apresenta perante o modo de produção vigente como uma exterioridade, como uma interpelação para que se cumpra a obrigação ética da vida, isto é, a reprodução e o desenvolvimento da vida humana.pt_BR
dc.description.abstractThis essay presents the principles which inform the proposals of authors and institutions conceived as the main references to understand the Social Programs for Fighting against Poverty in Brazil: John Rawls, Amartya Sen, the World Bank and the United Nations Program for Development. The argument is that these proposals are different amongst one another concerning the moral philosophies and ethical principles on which they based. In common, they display the current configuration of capitalism as the criteria to organize life in society. The solutions for poverty, privation, and social injustice presented lie within this very system. In opposition to this logics, the paper proposes the Philosophy of Liberation as the 120 foundation to think the Social Programs for Fighting Against Poverty in Brazil, because the ethical principle that this philosophy stipulates is presented as something exterior to the capitalist system. It departs from the interpellation to respond to the ethical obrigation of life, i. e., the reproduction and growth of human life in community.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRiGS - Revista interdisciplinar de gestão social. Salvador. Vol. 3, n. 2 (maio/ago. 2014), p. 119-137pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectPovertyen
dc.subjectPrograma Bolsa Famíliaen
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectMoralen
dc.subjectEthicsen
dc.subjectFilosofia da libertaçãopt_BR
dc.subjectPhilosophy of Liberationen
dc.titleFundamentação moral do combate à pobreza no Brasil : um confronto entre os princípios orientadores do Banco Mundial, Rawls, Sen do PNUD e o princípio ético-normativo da Filosofia da Libertaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001006480pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples