Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPaludo, Conceiçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-27T02:19:44Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0101-3262pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149271pt_BR
dc.description.abstractO artigo visa a contribuir com o debate hoje instaurado sobre a concepção de Educação Popular na América Latina. A matriz teórica e analítica é o Materialismo Histórico Dialético e a pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo. Parte-se da constatação de que essa concepção educativa está em processo de refundamentação. Nessa reflexão, busca-se resgatar suas origens e acumulados; bem como entender a sua atualidade. Conclui-se destacando aspectos teóricos a serem enfrentados e aprofundados e delineando alguns desafios colocados ao campo que a assume, para que possa continuar contribuindo nos processos de resistência visando à emancipação humana.pt_BR
dc.description.abstractThe article aims to contribute to the debate established today on the conception of Popular Education in Latin America. The theoretical and analytical matrix is the Dialectical and Historical Materialism and the research has a bibliographic and qualitative approach. We start from the observation that this education conception is in the process of reformulating its theoretical foundation. In this reflection, we seek to rescue its origins and accumulated history, as well as understand its present time. We conclude by highlighting theoretical aspects to be faced and deepened and by outlining some challenges posed to the field that assumes it, so one can continue contributing to the processes of resistance aiming at human emancipation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 35, n. 96, (maio/ago. 2015), p. 219-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectTheoretical foundation reformulationen
dc.subjectPresent timeen
dc.subjectResistanceen
dc.subjectHuman emancipationen
dc.titleEducação popular como resistência e emancipação humanapt_BR
dc.title.alternativePopular education as resistance and human emancipation en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001003795pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples