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dc.contributor.advisorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorAlves, Jussânia Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-21T02:18:04Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149174pt_BR
dc.description.abstractA grande expectativa de desenvolvimento econômico com a vinda da ferrovia para Mato Grosso é neste estudo desmitificada, nas cidades de Alto Taquari, Alto Araguaia, Itiquira e Rondonópolis. Utilizando a metodologia de revisão bibliográfica, e o levantamento dos dados públicos quantitativos, expõe-se: a intermodalidade e a desestatização ferroviária; o histórico que viabilizou a ferrovia no Estado; a teoria do desenvolvimento econômico; a política pública de renúncia fiscal concedida e; os indicadores do desenvolvimento. A coleta dos dados é realizada nos órgãos públicos: IBGE; SEFAZ/MT; MTE; MDIC e; SEPLAN/MT (verificar lista de siglas). A análise indica que houve um significativo impacto positivo no crescimento econômico das cidades de Alto Taquari e Alto Araguaia até o ano de 2010. Mas os indicadores econômicos sofreram decréscimo após a extensão da ferrovia para os municípios de Itiquira e, principalmente após a operação do Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR). Portanto, o desempenho instável da produção gerada (valor adicionado), juntamente com a estagnação de melhorias dos indicadores sociais de renda per capita e desemprego, conclui que até então, não houve desenvolvimento econômico sustentável nas cidades analisadas. Aponta ainda, para a necessidade de estudos e planejamento de políticas públicas voltadas ao progresso econômico e avanços na infraestrutura da logística na região e no país.pt_BR
dc.description.abstractWhen the railrold came to the state of Mato Grosso, a great expectation of economic development was expected, but it was demystified in this study in the cities of Alto Taquari, Alto Araguaia, Itiquira and Rondonópolis. Using the literature review the methodology and a survey of quantitative public data, it sets intermodal and rail privatization; the history that allowed the railroad in the state; the economic theory of development; public policy and granted tax relief; and development indicators. Data collection was carried out in government buildings: IBGE, SEFAZ/MT, MTE, MDIC and SEPLAN/MT (check list of acronyms). The analysis indicates that there was a significant positive impact on the economic growth of the cities of Alto Taquari and Alto Araguaia by the year 2010. But economic indicators suffered decrease after the extension of the railroad to the town of Itiquira and area, especially after the opening of the Intermodal Complex in Rondonópolis (CIR). Therefore, unstable performance of production generated (value added), along with the stagnation of improvement in stagnation of social indicators per capita income and unemployment, concludes that, so far, there was no sustainable economic development in these cities that were analyzed. The study also points to the need for studies and planning of public policies aimed at economic progress and advances in logistics infrastructure both in the region and the country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRailroaden
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectFerrovias : Mato Grossopt_BR
dc.titleAnálise do desenvolvimento econômico das cidades com modal ferroviário em Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMiranda, Luiz Miguel dept_BR
dc.identifier.nrb001004716pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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