Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio
dc.contributor.author | Berlanda, Juliane Carla | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Débora da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-18T02:17:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/149093 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse relato apresenta uma experiência didática que realizamos com estudantes do segundo ano do ensino médio, com principal objetivo de promover uma reflexão acerca das possibilidades e limitações da prática realizada. A atividade que propomos consiste em relacionar a matemática e a arte juntamente com a utilização de tecnologias informáticas, a partir da construção de réplicas de obras de arte do artista brasileiro Geraldo de Barros com o uso do software GrafEq. Dentre as possibilidades da proposta, identificou-se que foi proporcionado aos estudantes a obtenção de novos conhecimentos em relação à matemática e à arte, sendo que reconhecemos como fundamental para o desenvolvimento da mesma a utilização de recurso tecnológico. Com relação às limitações da proposta, será importante pensar em estratégias que possam instigar a todos os alunos a participarem da tarefa. | pt_BR |
dc.description.abstract | This report presents an educational experience that has been conducted with students of the second year of high school with the main purpose to promote a reflection on the possibilities and limitations of the accomplished practice. The activity that has been proposed is to relate mathematics and art along with the use of information technologies, from the construction of replicas of the Brazilian artist works Geraldo de Barros using the GrafEq software. Among the possibilities of the proposal, it was identified that students could get new knowledge regarding mathematics and art, and the use of technological resources have been recognized as fundamental to its development. In relation to the limitations of the proposal, it will be important to think about strategies that can instigate all students to participate in the task. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), [10 f.] | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mathematics and art | en |
dc.subject | Software GrafEq | pt_BR |
dc.subject | Technologies | en |
dc.subject | GrafEq software | en |
dc.title | Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Opportunities of GrafEq software use in respect of mathematics and art in secundary education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001002407 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40711)Exact and Earth Sciences (6187)