Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchneider, Maria Nilsept_BR
dc.date.accessioned2016-10-14T02:14:38Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1679-8740pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149036pt_BR
dc.description.abstractEste artigo promove uma refl exão sobre questões sociolinguísticas pertinentes à variação e estigmatização linguística no ensino e aprendizagem de português e alemão, em comunidades bilíngues de contato alemão-português. Esta refl exão fundamenta-se nos estudos sobre bilinguismo, política linguística, variação linguística e especialmente sobre atitudes e concepções linguísticas, e discute as implicações sociais e pedagógicas dos valores e modelos de prestígio nas comunidades. Primeiramente, aborda questões relacionadas às políticas linguísticas dirigidas às línguas de imigração, particularmente, às variedades alemãs, e à formação de crenças e atitudes linguísticas. Em seguida, discute algumas implicações sociais e pedagógicas da discrepância existente entre a manutenção dos padrões linguísticos vigentes de um lado, e de outro o bilinguismo societal e a variação inter e intralingual, bem como a estigmatização linguística e atitudes e preconceitos linguísticos no ensino e aprendizagem de português e alemão. A análise aponta para confl itos identitários e educacionais que se refl etem nas atitudes de solidariedade e de distinção linguística em relação ao uso e à avaliação da variação linguística, bem como no tratamento conferido às variedades linguísticas e aos traços de fala de suas comunidades.pt_BR
dc.description.abstractThis article promotes a refl ection about sociolinguistic questions regarding language variation and linguistic stigmatization in teaching and learning Portuguese and German, in bilingual communities with German-Portuguese contact. This refl ection is rooted in Sociolinguistics, specifi cally in studies about bilingualism, linguistic policy, language variation, and mostly in studies about linguistic attitudes and prejudices, and discusses the social and pedagogical implications of the values and models of prestige in the communities. It discusses questions regarding linguistic policy towards immigration languages, in particular German varieties, and the establishment of linguistic attitudes and beliefs. To conclude, it discusses some of the social and pedagogical implications of the existing discrepancy between maintaining current linguistic patterns on one side, and inter and intralanguage variation and social bilingualism on the other side, as well as linguistic stigmatization and linguistic attitudes and prejudices in teaching and learning Portuguese and German. The analysis points to educational and identity confl icts which are refl ected in speakers’ attitudes of solidarity or linguistic differentiation regarding the use and rating of language variation, as well as in the treatment dispensed to the linguistic features of their communities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCalidoscópio. São Leopoldo, RS. Vol. 7, n. 1 (jan./abr. 2009), p. 75-89pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguage teaching and learningen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBilingualismen
dc.subjectVariação lingüísticapt_BR
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectLinguistic policyen
dc.subjectLanguage variationen
dc.subjectLinguistic attitudes and prejudicesen
dc.titleVariação e discriminação linguística no ensino e aprendizagem de línguas em comunidades bilínguespt_BR
dc.title.alternativeLanguage variation and linguistic discrimination in teaching and learning language in bilingual communities en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000703648pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples