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dc.contributor.authorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-14T02:14:36Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn1679-8740pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149030pt_BR
dc.description.abstractA discussão retoma a noção de gramática internalizada a partir de dados de fala infantil analisados no que respeita à expressão de sujeitos gramaticais. Procura-se demonstrar que a fala da criança, desde cedo, é sensível a regras gramaticais extremamente sutis, respeitando de maneira cada vez mais próxima as características da fala dos adultos em seu meio. Isso é relevante para a refl exão sobre a aquisição da escrita quando se trata de pontos da gramática do português do Brasil com relação aos quais há diferenças marcantes entre fala e escrita, pois o processo de letramento, nesses casos, implicará o contato com novas regras gramaticais. Chama-se atenção, para enriquecer tal discussão, para a diferença entre a fala de crianças brasileiras e de crianças portuguesas, cujos usos da língua, já desde cedo, se assemelham a usos que, no Brasil, só se verifi cam na escrita. Propõe-se uma refl exão, a partir desse quadro, sobre a importância da convivência da criança com a língua escrita e da atividade discursiva da criança no mundo letrado, uma vez que, na fala, apenas dessa convivência – interacionalmente constituída e socialmente relevante – dependeu a aquisição.pt_BR
dc.description.abstractThis paper once more addresses the issue of an internalized grammar through the analysis of spoken child language in what concerns the expression of grammatical subjects. Such analysis attempts to show evidence that from a very early age children are sensitive to rather subtle grammatical rules, and come to respect in a precise way the grammatical restrictions of the adult grammar as development unfolds. These facts are taken as especially relevant in what concerns rules which differ in the spoken and written varieties of Brazilian Portuguese. In such cases, the acquisition of literacy skills will put the child in contact with new grammar rules. In order to make the discussion clear, Brazilian children data are compared to Portuguese children spoken data. Such contrast shows that from the very early uses, in the case of Portuguese children, spoken discourse is comparable to written discourse, and that is not true for the spoken discourse of Brazilian children. Taking these facts into account it is argued that literate discourse activities at school will be of fundamental importance for the acquisition of written Brazilian Portuguese, once such social and discursive activity was the only context necessary for the acquisition of the rules of spoken language, which was not explicitly taught by adults to the infant and toddler.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCalidoscópio. São Leopoldo, RS. Vol. 4, n. 1 (jan./abr. 2006), p. 51-59pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectGramática internalizadapt_BR
dc.subjectInternalized grammaren
dc.subjectPronominal subjectsen
dc.subjectSujeitos pronominaispt_BR
dc.titleAprendizagem da gramática do português escrito : algumas reflexões a partir da aquisição da língua faladapt_BR
dc.title.alternativeThinking about spoken and written language acquisition : the case of variation in Brazilian Portugueseen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000536908pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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