Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWinter, Leonardo Loureiropt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Ianes Gilpt_BR
dc.date.accessioned2016-10-11T02:14:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148948pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias de enfrentamento da ansiedade na performance musical utilizadas por mestrandos do curso de Pós-Graduação em Práticas Interpretativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na preparação e realização de recital avaliativo de Mestrado. A metodologia adotada foi o estudo multicasos, com abordagem fenomenológica, qualitativa e descritiva, abarcando três estudantes de instrumentos distintos – flauta transversal, piano e violão. Os procedimentos de coleta de dados se deram através de entrevista semiestruturada e observação dos momentos de preparação do repertório e realização do recital, registrado em áudio e vídeo. Os dados analisados foram abordados individualmente e também transversalizados, mostrando semelhanças e diferenças entre os casos. Os resultados apontam para ampla variedade de estratégias utilizadas pelos mestrandos, bem como a existência de inter-relações entre elas. Ocorreram momentos marcantes e distintos de ansiedade na performance musical durante a preparação e realização do recital, associados a diferentes causas e geradores de variados tipos de sintomas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate strategies for coping with music performance anxiety used by graduate students of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in a judged recital. The methodology used was the multi-cases study, with phenomenological, qualitative and descriptive approaches, including three students of different instruments - flute, piano and guitar. The data, collected through semi-structured interviews, observation and recordings during the study sessions and performances, were individually investigated and compared, showing similarities and differences in the strategies used by the students. The results pointed to a wide variety of interrelated strategies used by the students, as well as different anxiety situations associated to different causes and symptoms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnxietyen
dc.subjectEnfrentamentopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectCoping strategiesen
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectMusic performanceen
dc.subjectPráticas interpretativas (Música)pt_BR
dc.titleEstratégias de enfrentamento da ansiedade na performance musical durante a preparação e realização de recital de mestradopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004365pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples