Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBianchini, Daiani Finattopt_BR
dc.contributor.authorBisognin, Cleberpt_BR
dc.contributor.authorSoares, Débora da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-01T02:16:02Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148789pt_BR
dc.description.abstractEste estudo discute a Educação Estatística e tem como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. As análises resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico precisa ser consolidado no espaço escolar. Os resultados sugerem que os alunos apreciam e se envolvem em propostas que tomam como ponto de partida a coleta e análise dos dados, isto é, aprender estatística “fazendo estatística” é uma necessidade. As dificuldades encontradas devemse, em grande parte, à falta de conhecimento relativo aos conceitos estatísticos e ao software utilizado. Apesar disso, o Excel foi um recurso que potencializou as relações entre as variáveis envolvidas, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo, a partir da compreensão da realidade.pt_BR
dc.description.abstractThis study discusses the Statistics Education and aims to analyze the possibilities and limits of a teaching proposal, which includes the graphical representation studies, done by elementary school students, using the Excel software. The analysis and results of this research have evidenced that it is necessary to consolidate the statistical field in the school environment. The results suggest that the students appreciate and engage themselves in proposals which take data collection and analysis as starting point, that is, learning statistics "doing statistics" is a demand. The difficulties encountered are, mainly, due to the lack of relative knowledge on statistical concepts and about the software used. Nevertheless, the Excel software as a resource that contributed to the extent that we can enhance the relations among the variables involved in the study, giving emphasis to an interpretative and reflective work from the understanding of the expressed reality. Therefore, a purposeful planning of the teacher in a problem-solving perspective, and in a contextualized and investigative work, is necessary.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), [11 f.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de estatísticapt_BR
dc.subjectStatistics educationen
dc.subjectSurveyen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.titleUma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráficapt_BR
dc.title.alternativeA proposal for teaching statistics education : using excel for graphic representationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000984515pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples