Meios de comunicação, poder político e território : o caso do município de Santo Ângelo-RS
View/ Open
Date
2008Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese
Esta dissertação visa estabelecer uma ligação entre o território, na perspectiva geográfica, e o poder político, associado à influência dos meios de comunicação. A idéia central é que os atores políticos contemplados com as concessões de radiodifusão no Brasil, conquistaram cargos políticos através de estratégias associadas aos seus meios de comunicação e a outras ações espaciais necessárias para a conquista e manutenção do poder político. O Rio Grande do Sul também apresenta exemplos deste fen ...
Esta dissertação visa estabelecer uma ligação entre o território, na perspectiva geográfica, e o poder político, associado à influência dos meios de comunicação. A idéia central é que os atores políticos contemplados com as concessões de radiodifusão no Brasil, conquistaram cargos políticos através de estratégias associadas aos seus meios de comunicação e a outras ações espaciais necessárias para a conquista e manutenção do poder político. O Rio Grande do Sul também apresenta exemplos deste fenômeno, pois os governos militares distribuíram as concessões por todo o país, inclusive nas áreas mais interioranas. O objetivo principal da pesquisa é o conhecimento sobre as estratégias espaciais envolvidas no processo político, principalmente durante os pleitos eleitorais. A partir de um estudo de caso no município de Santo Ângelo-RS, são analisados os discursos de dois deputados locais ligados aos meios de comunicação locais (emissoras de rádio e jornais) na condição de sócios e/ou diretores. Parte-se do pressuposto que os meios de comunicação reforçam a imagem pública destes atores políticos através de constantes aparições em diversos programas de rádio e nos espaços jornalísticos. Ao mesmo tempo, na tentativa de manutenção e reprodução do poder, estes políticos constituíram territórios onde suas votações são expressivas e estão em parte embasadas em discursos de defesa dos interesses locais e regionais. O uso destas estratégias associadas ao trinômio território-meios de comunicação-poder político não é garantia de vitória eleitoral, como confirmado durante a pesquisa, porém a utilização da radiodifusão para fins políticos no Brasil, fere a verdadeira finalidade destes meios que é informar e entreter a população. ...
Résumé
Cette dissertation vise à établir un lien entre le territoire, d'un point de vue géographique, et le pouvoir politique, correspondant à l'influence des moyens de communication. L'idée centrale est que les acteurs politiques envisagent avec les concessions de diffusion radiophonique au Brésil, de conquérir des postes politiques, à travers de diverses stratégies, usant à la fois de leurs moyens de communication et d'autres actions spatiales nécessaires à la conquête et au maintien du pouvoir poli ...
Cette dissertation vise à établir un lien entre le territoire, d'un point de vue géographique, et le pouvoir politique, correspondant à l'influence des moyens de communication. L'idée centrale est que les acteurs politiques envisagent avec les concessions de diffusion radiophonique au Brésil, de conquérir des postes politiques, à travers de diverses stratégies, usant à la fois de leurs moyens de communication et d'autres actions spatiales nécessaires à la conquête et au maintien du pouvoir politique. Le Rio Grande do Sul présente aussi des exemples de ce type, car les gouvernements militaires distribuaient les concessions dans tout le pays, incluant les aires les plus éloignées de la capitale. L'objectif principal de cette recherche est la connaissance des stratégies spatiales développées dans le monde politique, principalement durant les cycles électoraux. À partir d'une étude de cas dans le municipe de Santo Ângelo-RS, seront analysés les discours de deux députés locaux, affiliés aux moyens de communication du municipe (émission de radio et journaux) en tant qu'associés et/ou directeurs. Nous partons de cette hypothèse que les moyens de communication renforcent l'image publique des acteurs politiques à travers de constantes apparitions dans divers programmes de radio et espaces d'informations. Durant ces tentatives de maintien et de reproduction du pouvoir, ces politiques construirent des territoires où ces votes sont expressifs et sont en partie basés sur les discours de la défense des intérêts locaux et régionaux. L'utilisation associée de ces stratégies et du trinôme : territoire, moyens de communication et pouvoir politique, n'est pas garant de victoires politique, comme confirmé durant la recherche, cependant l'utilisation de diffusion radiophonique à des fins politiques au Brésil, nuit à la véritable finalité de ces médias qui est d'informer et prévenir la population. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Collections
-
Humanities (7479)Geography (845)
This item is licensed under a Creative Commons License