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dc.contributor.advisorOltramari, Andréa Poletopt_BR
dc.contributor.authorKlein Junior, Jorge Albertopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-27T02:13:46Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148449pt_BR
dc.description.abstractSegundo um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) em 2013 o setor bancário extinguiu dez mil postos de trabalho. Como consequência da implantação das novas atribuições sob o sistema de gestão de metas por resultados, geram-se benefícios aos bancos e malefícios àqueles que lá trabalham. De acordo com dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF), mesmo com a retração econômica do Brasil, o setor bancário foi o mais rentável do país no ano de 2015. Já para os funcionários das instituições bancárias a situação não é a mesma, pois são recorrentes os casos de assédios devido às ambiciosas cobranças de metas, muitas vezes excessivas, de seus gerentes. Este pode gerar depressões profundas, doenças cardiovasculares, entre outros que podem gerar até mesmo o afastamento dos bancários. Assim, o presente estudo tem o objetivo de discutir o assédio moral e identificar as consequências da sobrecarga de trabalho a partir das metas abusivas em uma instituição pública bancária brasileira bem como apresentar os problemas de saúde relacionados aos assédios praticados no banco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental a partir de documentos fornecidos pelo SindBancários (Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região). Ademais, buscaram-se alguns processos para análise sobre os casos de assédio moral em instituições bancárias para ver como se tem trabalhado com esta questão nos tribunais responsáveis. A partir disto, buscou-se identificar informações como: relatórios e documentos organizacionais relacionados com o tema, dados quantitativos e qualitativos referentes à distribuição dos recursos, a forma pela qual estes são executados e quais os processos e ferramentas utilizadas pelos gestores bancários. Afora isso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas tanto com funcionários do banco em questão, quanto com os gerentes das agências, além de representantes do Sindicato.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAssédio moral no trabalhopt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.titleAs discussões do assédio moral em uma instituição bancáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002629pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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