A influência da iniciação científica sobre a pós-graduação : um estudo de caso sobre tempo, idade de titulação e produção científica
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A Iniciação Científica (IC) possibilita a introdução do estudante de graduação na investigação científica, conduzindo-o mais cedo à Pós-Graduação. A pesquisa tem por objetivo investigar as diferenças entre titulados da Pós-Graduação na UFRGS em 2012 no que se refere ao tempo e idade de titulação, bem como diferenças na produção científica até o ano de titulação entre dois grupos: discentes que tiveram experiência de IC na graduação (grupo IC) e que não tiveram (Grupo NIC). Verificou-se grande o ...
A Iniciação Científica (IC) possibilita a introdução do estudante de graduação na investigação científica, conduzindo-o mais cedo à Pós-Graduação. A pesquisa tem por objetivo investigar as diferenças entre titulados da Pós-Graduação na UFRGS em 2012 no que se refere ao tempo e idade de titulação, bem como diferenças na produção científica até o ano de titulação entre dois grupos: discentes que tiveram experiência de IC na graduação (grupo IC) e que não tiveram (Grupo NIC). Verificou-se grande ocorrência de discentes do grupo IC na modalidade acadêmica. Em geral o grupo IC se titulou mais jovem que o NIC, e em três Grandes Áreas os discentes do grupo IC se titularam em menos tempo e com menor idade que o grupo NIC, bem como obtiveram mais produção científica em diversos casos. ...
Abstract
Scientific Initiation allows to introduce undergraduate students in scientific research, leading them earlier to the Graduation. The objective of the research is investigate differences among graduated students of UFRGS in 2012 concerning to time and age of graduation and differences in scientific production between two groups: group with scientific initiation experience (IC group) and group with no scientific initiation experience (NIC group). There was high occurrence of students in IC group ...
Scientific Initiation allows to introduce undergraduate students in scientific research, leading them earlier to the Graduation. The objective of the research is investigate differences among graduated students of UFRGS in 2012 concerning to time and age of graduation and differences in scientific production between two groups: group with scientific initiation experience (IC group) and group with no scientific initiation experience (NIC group). There was high occurrence of students in IC group in academic modality. In general the IC group concluded the graduation younger than NIC group. In three big areas, the students of IC group concluded their studies in less time and younger than the NIC group and obtained more scientific production in many cases. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2458)
Este item está licenciado na Creative Commons License