Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas
dc.contributor.advisor | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Muri, Milca Barreto de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T02:18:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/147828 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa se encontra na área da Educação Especial e Inclusão. Focalizada nas práticas pedagógicas realizadas para a inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger. Realizadas no segundo semestre do ano de dois mil e quinze, em uma turma de segundo ano do ensino fundamental, do município de Porto Alegre. Destacando a importância do Atendimento Educacional Especializado nas escolas, assim como o trabalho em conjunto com toda a gestão escolar e com a família. Tais propostas surgiram a partir de observações de práticas excludentes em sala de aula durante o período do estágio de docência obrigatório do curso de pedagogia. Propostas estas, que formaram um projeto baseado na visão de mundo do aluno com Síndrome de Asperger, juntamente com as necessidades da turma e que visavam a inclusão do aluno com Asperger no grande grupo, assim como o entrosamento da turma no projeto realizado. A linha de pesquisa se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Obtidas através da análise documental de um diário de campo reflexivo e produções dos alunos. Documento de muita importância na obtenção de dados para a realização desta pesquisa. Como resultado destaco o entrosamento do grupo com o colega que até então, era exclúido das práticas socializadoras em sala de aula e fora dela. Tais propostas fizeram com que, aos poucos a turma começasse a entender que todos eram importantes no grupo. Surgindo assim, produções muito interessantes sobre o tema proposto, e que só se realizaram com o engajamento total da turma. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Síndrome de Asperger | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000999547 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)