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dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Adelaide H.P.pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-26T02:18:22Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1806-4906pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143965pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, discutimos as premissas de base realista direta e ecológica do Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2) (BEST; TYLER, 2007), de modo a apontar os principais aspectos, bem como os desafios teórico-metodológicos, advindos da concepção adotada pelo modelo. A discussão será alicerçada a partir dos seguintes pontos de discussão: (i) a consonância entre a teoria de base do PAM-L2 e a realização de estudos laboratoriais; (ii) o poder explanatório do modelo frente à questão da transferência grafo-fônico-fonológica; (iii) a concepção ecológica e o debate “Segunda Língua” vs. “Língua Estrangeira”; (iv) a aplicação ou não do modelo frente a estudos de treinamento perceptual; (v) a noção ecológica frente ao binômio “percepção”-“inteligibilidade”. Esperamos, com o presente trabalho, proporcionar um entendimento maior, por parte dos pesquisadores, acerca das teorias de base e da concepção de língua que regem o PAM-L2.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, we discuss the theoretical tenets of the direct realist and ecological approach that guide the Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2), (BEST, TYLER, 2007), aiming to highlight the core assumptions and the theoretical and methodological challenges deriving from this model. We address the following aspects: (i) the harmony between the theoretical basis employed in PAM-L2 and the performance of laboratory studies; (ii) the explanatory power of the model when dealing with the process of grapho-phonic-phonological transfer; (iii) the ecological approach and the debate between ‘Second’ and ‘Foreign’ Language Acquisition; (iv) the use or not of the model in perceptual training studies; (v) the ecological approach and the discussions on ‘speech perception’- and ‘intelligibility’. We believe that the present discussion may raise awareness among L2 researchers about the core theoretical bases which guide this perceptual model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do GEL. Araraquara, SP. Vol. 13, n. 1 (2016), p. 107-131pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpeech perceptionen
dc.subjectAquisição de segunda línguapt_BR
dc.subjectSL/FL Acquisitionen
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectEcological approach to perceptionen
dc.subjectDirect realismen
dc.titleImplicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológicopt_BR
dc.title.alternativeImplications of a Direct Realist view for PAM-L2 : theoretical and methodological challengesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000997612pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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