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dc.contributor.authorDeconto, Diomar Caríssimo Sellipt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2016-07-21T02:19:10Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143791pt_BR
dc.description.abstractDiante de um novo cenário de reformas nas políticas públicas de formação docente, formula-se neste trabalho uma análise crítica acerca de um grupo de documentos legais atuais para a formação inicial de professores de Física. Os dois principais documentos oficiais que regulamentam a concepção e a implementação dos cursos – ainda que se fundamentem na mesma noção de competências como concepção nuclear dessa formação – apresentam modelos distintos de formação, o que sinaliza uma fragilidade conceitual da legislação na proposição de políticas mais consistentes para os cursos de Licenciatura em nosso país. Assim sendo, o presente trabalho visa discutir, à luz de análises críticas sobre formação docente no campo educacional e no ensino de ciências, um grupo de documentos vigentes sobre formação de professores de Física, com o objetivo de fomentar debates sobre a mesma no panorama atual de mudanças das diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores. A partir da análise desenvolvida no trabalho evidenciaram-se as contradições e fragilidades dos documentos e, consequentemente, das próprias políticas, fruto, muitas vezes, de uma tensão existente entre comunidades, que têm dificultado a melhoria da formação docente. Além disso, questões que transcendem o campo curricular, tais como as condições de trabalho, a valorização docente e outras, não são priorizadas neste grupo de documentos legais.pt_BR
dc.description.abstractIn view of a new scenario of reforms in public policies on pre-service teacher training, we formulate a critical analysis about a group of current legal documents for pre-service Physics teachers training. The two main official documents which regulate the design and implementation of these training courses – although founded on the same notion of competence, viewed as nuclear conception of such training – present different training models, which indicate a conceptual weakness of the legislation in proposing more consistent policies for teacher training courses in our country. Thus, this paper presents a discussion on some existing legal documents about Physics teachers training, based on the well-known critical analysis on this issue in education and in science education, in order to promote debates about educational policies endorsed in this scenario of reform in the national curriculum guidelines for pre-service teacher training. From the analysis developed we found contradictions and weaknesses in those documents and, consequently, on the policies themselves. These weaknesses often arise from existent tensions between communities, disturbing any possible attempt to improve teacher education. In addition, issues beyond the scope of the curricular field, such as working conditions, social value of teacher’s career and others are not prioritized in these legal documents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 33, n. 1 (abr. 2016), p. 194-222pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic policies of teacher trainingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTeacher training modelsen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.titleIncoerências e contradições de políticas públicas para a formação docente no cenário atual de reformulação das diretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.title.alternativeInconsistencies and contradictions of public policies for teacher training in the current scenario of reformulation of national curriculum guidelines en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000995896pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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