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dc.contributor.advisorBueno, Denisept_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Catarina Romano ept_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T02:34:02Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143538pt_BR
dc.description.abstractA Assistência Farmacêutica e a Farmácia Hospitalar, após a publicação da Política Nacional de Medicamentos em 1998, atualizam suas diretrizes incorporando conceitos como garantia da qualidade, segurança e uso adequado, além da aquisição e distribuição de medicamentos. O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é referência no atendimento público do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul, constituido pelo Hospital Conceição, Hospital Fêmina, Hospital Cristo Redentor e Hospital Criança Conceição, é responsavel pela internação de 59,9 mil gaúchos por ano. O serviço de farmácia do GHC está inserido nesta estrutura possuindo papel fundamental para o efetivo funcionamento da mesma. Reconhecendo que a utilização de medicamentos em hospitais é complexa e que os Erros de Medicação podem comprometer a qualidade da assistência prestada pela instituição de saúde, foram realizadas oficinas sobre Erros de Dispensação com os funcionários da Farmácia Central e da Farmácia Satélite da UTI do Hospital Conceição, maior hospital do GHC. As oficinas possibilitaram a detecção de pontos frágeis nas rotinas de trabalho desenvolvidas por estas equipes, utilizando o conceito de Educação Permanente em Saúde, onde o trabalhador tem o desejo de aprender, e é também autor deste processo. O presente estudo objetivou analisar como estas oficinas impactaram na rotina dos trabalhadores desta unidade hospitalar. Realizado com delineamento de corte transversal, com amostra de conveniência de 48 funcionários, foram realizadas entrevistas, através de questionário com questões objetivas e descritivas, buscando traçar um contraponto entre o entendimento de auxiliares e farmacêuticos sobre o processo de trabalho, e como ambos lidam com os erros cometidos neste processo. Foi também realizada análise estatística dos erros de dispensação cometidos pelas equipes. Os resultados demonstram que a Farmacia Central, ao desenvolver ferramentas educativas e de gestão do trabalho a partir da realização das oficinas, conseguiu manter seu índice de erros abaixo de 3,6%, enquanto a Farmácia Satélite, que não desenvolveu tais ferramentas, apresentou índices variando entre 3,2% e 14,5%. Considerando que falhas na dispensação significam o rompimento de elo importante na segurança do uso de medicamentos, fica evidente a importância da atuação e o acompanhamento do farmacêutico nas etapas de dispensação, a fim de evitar tais erros.pt_BR
dc.description.abstractThe Pharmaceutical Care and Pharmacy Hospital, after publication of the National Drug Policy in 1998, updated its guidelines incorporating concepts such as quality assurance, safety and proper use, beyond the acquisition and distribution of drugs. The Grupo Hospitalar Conceição (GHC) is a reference service in the Sistema Único de Saúde (SUS) in Rio Grande do Sul, composed of the Hospital Conceição, Hospital Fêmina, Hospital Cristo Redentor and Hospital Criança Conceição, is responsible for the hospitalization of 59 900 Gaucho per year. The pharmacy service is inserted in this structure having key role for effective functioning. Recognizing that the use of medicines in hospitals is complex and that the Medication Errors may compromise the quality of care provided by health institutions, workshops were held on Dispensing Errors with officials of the Central Pharmacy and Satellite Pharmacy the ICU of Hospital Conceição, the largest hospital GHC. The workshops possible detection of weaknesses in the routines of work developed by these teams, using the concept of Continuing Education, where the employee has the desire to learn, and is the author of this process. This study aimed to analyze how these workshops impacted in the routine of workers in this hospital. Performed with cross-sectional design with a convenience sample of 48 employees were interviewed through a questionnaire for objective and descriptive character, seeking to draw a contrast between the understanding of assistants and pharmacists about the work process, and how both deal with errors in the process. Was also performed statistical analysis of dispensing errors committed by the teams. The results show that the Central Pharmacy in developing educational tools from the implementation of the workshops, managed to retain its error rate below 3.6%, while the Satellite Pharmacy, who did not develop such tools, showed rates ranging from 3.2 % and 14.5%. Whereas in the dispensation flaws mean the disruption of important link in the safe use of medicines, it is evident the importance of the performance and monitoring of the pharmacist in dispensing steps in order to avoid such errors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHospital pharmacyen
dc.subjectDispensacao : Medicamentospt_BR
dc.subjectErros de medicaçãopt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectFarmácia hospitalarpt_BR
dc.subjectDispensing errorsen
dc.titleAvaliação de impacto da Oficina Erros de Dispensação de Medicamentos em Unidade Hospitalarpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of impact Workshop Drug Dispensing Errors Unit in Hospital en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coToffoli, Maria Elisa Gassenpt_BR
dc.identifier.nrb000898096pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Farmáciapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationFarmáciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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