Sorriso negro : trabalhando autoestima de alunos negros na educação infantil
Fecha
2010Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Considerando a presença do racismo velado no cotidiano escolar, o objetivo desta pesquisa é investigar de que maneira a aplicação da Lei 10.639/2000 através do estudo da cultura africana e afrobrasileira influencia na autoestima dos alunos de 4 a 6 anos, buscando refletir especialmente sobre os padrões de beleza que se constituem no espaço escolar em função do preconceito e do racismo que ainda estão muito presentes na nossa sociedade. A metodologia adotada foi o estudo de caso, pesquisa qualit ...
Considerando a presença do racismo velado no cotidiano escolar, o objetivo desta pesquisa é investigar de que maneira a aplicação da Lei 10.639/2000 através do estudo da cultura africana e afrobrasileira influencia na autoestima dos alunos de 4 a 6 anos, buscando refletir especialmente sobre os padrões de beleza que se constituem no espaço escolar em função do preconceito e do racismo que ainda estão muito presentes na nossa sociedade. A metodologia adotada foi o estudo de caso, pesquisa qualitativa, desenvolvida através de estudo teórico e análise de resultados obtidos ao longo do estágio curricular do curso de Pedagogia. Através da pesquisa foi possível afirmar a importância de um currículo escolar democrático, que contemple e valorize a cultura afrobrasileira e que contribua efetivamente com a superação de preconceitos e práticas discriminatórias e racistas. A escola que privilegia a educação antirracista possibilita aos alunos negros valorizarem-se, e à comunidade escolar como um todo, oportunidade de conhecer culturas diferentes da cultura dominante, bem como a valorização e reconhecimento da importância das diferentes culturas para a formação do povo brasileiro. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License