Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlberton, Bruna Fagundes Antunespt_BR
dc.contributor.authorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-06-10T02:09:09Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1982-9949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142449pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo analisamos os discursos sobre Educação Matemática e como eles constituem as práticas desenvolvidas com alunos surdos. Como material de análise consideramos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da área de Matemática para o Ensino Fundamental e os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de três escolas para surdos. As análises são feitas a partir da noção de discurso desenvolvida por Michel Foucault (1996). Também dialogamos com Viana e Barreto (2014) e Borges e Nogueira (2013) para pensar sobre Educação Matemática, bem como com Hall (2000), Thoma e Klein (2010) e Thoma (2012) para discutir sobre identidades, diferença surda, currículo, cultura e poder. Nos PCN e PPPs analisados, é bastante presente o discurso de que sujeito surdo precisa construir conhecimentos matemáticos para se constituir um cidadão participativo, crítico, justo e autônomo. Assim, nosso recorte aqui, são os discursos sobre Matemática para a Cidadania.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes discourses about Mathematics Education and the way that they have constituted the practices developed with deaf students. As our analysis material, we considered both the National Curriculum Guidelines of the area of Mathematics for Elementary Education and the Political-Pedagogical Projects of three schools for the deaf. The analyses were grounded the notion of discourse developed by Michel Foucault (1996). We also established a dialogue with Viana & Barreto (2014) and Borges & Nogueira (2013) to think about Mathematics Education, and Hall (2000), Thoma & Klein (2010) and Thoma (2012) to discuss about identities, deaf difference, curriculum, culture and power. The discourse evidencing that the deaf subject should construct mathematical knowledges to become a participatory, critic, fair and autonomous citizen is often seen in the analyzed Guidelines and Projects. Therefore, our focus here is on the discourses about Mathematics for Citizenship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReflexão e ação. Santa Cruz do Sul. Vol. 23, n. 3 (set./dez. 2015), p. 218-239pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural Studiesen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectMathematics Education for the Deafen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Languageen
dc.subjectDeaf Identitiesen
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEstudios Culturaleses
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEducación Matemática para Sordoses
dc.subjectLengua Brasileña de Señaleses
dc.subjectIdentidades Sordases
dc.subjectDiscursoes
dc.titleMatemática para a cidadania : discursos curriculares sobre educação matemática para surdospt_BR
dc.title.alternativeMathematics for citizenship: curriculum discourses about mathematics educatiin for deafen
dc.title.alternativeMatemática para ciudadanos: discursos curriculares sobre la enseñanza de matematica para sordos.es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000987654pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples