Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEllwanger, Cristianept_BR
dc.contributor.authorSouza, Vinícius Nunes Rocha ept_BR
dc.contributor.authorRoque, Alexandre dos Santospt_BR
dc.contributor.authorBruscato, Léia Miottopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-25T02:10:35Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1981-1543pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141922pt_BR
dc.description.abstractExperiências de projetistas se retratam nos protótipos por eles desenvolvidos, os quais são de suma importância para a formação de conceitos, principalmente na fase de projeto e de concepção de sistemas computacionais. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo demonstrar como a prototipação pode se beneficiar da parametrização na concepção destes sistemas. Para isso, o processo projetual, exposto neste artigo, é estabelecido metodologicamente pelo entendimento de conceitos que permeiam os contextos experienciais e interacionais (imersão); na estruturação de ideias (ideação) que delineiam uma solução passível de implementação (prototipação) e na sua posterior validação. Como resultado, é proposta uma solução computacional constituída por um sistema embarcado e validada por testes funcionais que retratam que a modelagem paramétrica favorece o estabelecimento de relações e correlações entre os componentes utilizados na prototipação, e demonstram que a parametrização auxilia tanto na criação quanto no redesenho de sistemas computacionais interativos.pt_BR
dc.description.abstractDesigners’ experiences are reflected on prototypes developed by them, which are of paramount importance to the formation of concepts, especially in the design and design of computer systems phases. Therefore, this article demonstrates how prototyping can benefit from the parameter in the design of these systems. To make it happen, the design process, exposed in this article, is established methodologically by the understanding of concepts that spread through the experiential and interactive contexts (immersion), in the structuring of ideas (ideation) that delineate one solution liable to implementation (prototype) and its subsequent validation. As a result, a computational solution that consists of an embedded system is proposed, validated by functional tests that show that parametric modeling hold up the establishment of relations and correlations between the components used in prototyping, and demonstrate that the parameter assists both the creation and the redesign of interactive computer systems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 11, n.1 (jan./jun. 2016), p. 7-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExperienceen
dc.subjectAplicação dos computadorespt_BR
dc.subjectProcesso de designpt_BR
dc.subjectParameterizationen
dc.subjectDesign Processen
dc.subjectProtótipopt_BR
dc.titleExperiência e parametrização no processo de projeto de aplicações digitais interativaspt_BR
dc.title.alternativeExperience and parametrization in the process of digital interactive applications design en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000989632pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples