Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBriggmann, Arcanjo Pedropt_BR
dc.contributor.authorPretto, Elisângela Luizapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-24T02:11:13Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141776pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema pensar a escola enquanto instituição formadora de sujeitos, conscientes de si, do outro e do mundo ao seu redor. Tem como objetivo estabelecer que a disciplina e a autoria, em conjunto, efetivam a afirmação do sujeito e de sua subjetividade. Busca-se, dessa forma, mostrar o benefício de se trabalhar a questão da disciplina no espaço escolar e o quanto o entendimento desta proporciona a construção de um sujeito autônomo, que se autoriza, que assume sua palavra. Para que seja possível entender a posição dos professores em relação ao tema, um questionário foi elaborado e aplicado a diversos docentes. Suas respostas propiciaram uma visão do que pensam e como agem os educadores ante a questão de disciplina e indisciplina na escola.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo de conclusión de grado tiene como tema pensar la escuela en cuanto institución formadora de sujetos, conscientes de si, del otro y del mundo que les rodea. Objetiva establecer que la disciplina y la autoría, en conjunto, confirman la afirmación del sujeto y de su subjetividad. Se busca, de esta forma, mostrar el beneficio de trabajar la cuestión de la disciplina en el espacio escolar y cuánto el entendimiento de esta proporciona la construcción de un sujeto autónomo, que se autoriza, que asume su palabra. Para que sea posible entender la posición de los profesores en relación al tema, un cuestionario fue elaborado y aplicado a diversos docentes. Sus respuestas propiciaron una visión de lo qué piensan y cómo actúan los educadores frente a la cuestión de la disciplina e indisciplina en la escuela.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisciplinaes
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectAutoríaes
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectSujetoes
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleDisciplina e autoria : a formação do sujeito na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992032pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Espanhol: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples