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dc.contributor.advisorJanissek-Muniz, Raquelpt_BR
dc.contributor.authorMoura, Maurício Viegaspt_BR
dc.date.accessioned2008-10-01T04:14:08Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14142pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca mostrar as dificuldades das micro e pequenas empresas, clientes da agência do Banco do Brasil, agência de Lavras do Sul, em obter apoio creditício de acordo com suas reais condições de pagamento. A hipótese que se pretende investigar é a de que essa dificuldade é gerada pela falta de informação adequada para a metodologia de análise de crédito realizada pelo banco. Ou seja, no fornecimento de dados financeiros, as empresas omitem informações. Tal omissão é justificada, na maioria das vezes, pela redução na incidência de impostos. Essa dificuldade, portanto, não é gerada em virtude do banco ter limitado as condições de financiamento e sim porque as informações declaradas pela empresa não são precisas, sendo esse dado essencial para um correto enquadramento dos limites. Para realização da pesquisa e sustentação da hipótese inicial, foi realizada uma abordagem qualitativa, em que os questionários foram coletados junto a vinte empresas da agência que possuem limite de crédito aprovado e que utilizam alguma linha de crédito disponibilizada pelo banco. Todas as empresas entrevistadas fazem parte do mesmo segmento: varejo com porte de micro e pequena empresa. Verificou-se assim que 75% delas responderam que já deixaram de realizar algum tipo de negócio por falta de crédito junto ao banco e 50% delas afirmam que informam corretamente e o principal motivo para a informação não estar de acordo é o fato de que a mesma justifica a economia com impostos sobre as vendas. Com referência a abertura de sugestões na pesquisa, destaca-se como principal reivindicação à queda de juros e burocracia nas análises, falta de linhas ou limites de capital de giro, e o fato de que o banco não considera o tempo de conta.pt_BR
dc.description.abstractThis study to show the difficulties of the micron and small companies, customers of the agency of the Banco do Brasil, agency of the city of You Lavras do Sul, in getting credit support in accordance with its real conditions of payment. The hypothesis that if intends to investigate is of that this difficulty is generated by the lack of information adjusted for the methodology of analysis of credit carried through for the bank. That is, in the supply of financial data, the companies omit information. Such omission is justified, most of the time, for the reduction in the incidence of taxes. This difficulty, therefore, is not generated in virtue of the bank to have limited the financing conditions and yes because the information declared for the company are not necessary, being this essential data for a correct framing of the limits. For accomplishment of the research and sustentation of the initial hypothesis, a qualitative boarding was carried through, where the questionnaires had been collected next to twenty companies of the agency whom they possess limit of approved credit and that they use some credit facility available for the bank. All the interviewed companies are part of the same segment: retail with structure of micron and small company. Seventy percent of them was verified as soon as had answered that already they had left to carry through some type of business due to credit next to the bank and fifty percent of them affirms that informs correctly and the main reason for the information this in agreement is not the fact of that the same one justifies the economy with taxes on vends. Regarding to opening of suggestions in the research, it is distinguished as main claim the fall of interests and bureaucracy in the analyses, lack of lines or limits of turn capital, and the fact of that the bank does not consider the account time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistemas de informação : Administraçãopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectCréditopt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleImpacto da falta de informações para a análise de limites de crédito de micro e pequenas empresas : um estudo de caso na agência Lavras do Sul (RS)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649904pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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