Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorHansen, Maria Regina Berlitzpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:15Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141388pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia apresenta algumas reflexões a respeito do uso do computador no processo de Alfabetização e Letramento de alunos dos dois primeiros Anos do Ensino Fundamental. Parte-se da afirmação de que a realidade educacional mudou, ou seja, os alunos que recebemos nas escolas possuem uma bagagem diferente, que necessita ser considerada. As crianças, hoje em dia, convivem com a realidade informatizada que é básica e comum em suas vidas e, por causa disso, a escola não pode ignorar esse fato. Nesse trabalho, questiona-se o uso dessa tecnologia, se ela contribui para os processos de alfabetização e letramento e como o profissional da educação utiliza esse meio. Para isso foi desenvolvido um estudo de caso, com observação e entrevistas de quatro professores em uma escola da rede municipal de ensino do município de Dois Irmãos. A análise foi desenvolvida a partir dos dados coletados com os conceitos abordados por reconhecidos autores, como: Veen e Vrakking, Teberosky e Colomer, Soares, Kleiman, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph presents some reflections on the use of computers in students’ Literacy Process and its social practices in the first two years of Elementary School. The assertion made is that the educational reality has changed, that is, today’s students come from a different background, which needs to be taken into account. As nowadays information technology is basic and usual in children’s lives, it can not be ignored by schools. The present study raises questions on the use of this technology, whether it contributes to the literacy processes and its social practices and how the education practitioner makes use of this tool. To this purpose, a case study was developed, by means of observation and interviews with four teachers in a school belonging to the municipal education network in Dois Irmãos, RS. The analysis has been carried out from the collected data according to the concepts addressed by well-known authors, such as: Veen & Vrakking, Teberosky & Colomer, Soares, Kleiman, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleO uso das tecnologias (informática) na alfabetização dos alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990861pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples