Formação docente : as novas necessidades frente à aplicação da mídia informática nas escolas municipais de ensino fundamental do município de Montenegro

View/ Open
Date
2010Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa tem como foco o estudo sobre o fazer pedagógico dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, do município de Montenegro (RS). O objetivo é verificar como estes educadores utilizam os recursos da mídia informática na sua prática pedagógica, suas concepções a respeito deste recurso, suas dificuldades no uso desta ferramenta e proporcionar a reflexões sobre novas formas de se motivar os professores a aplicar/conceber as ferramentas digitais como aliadas no ...
Esta pesquisa tem como foco o estudo sobre o fazer pedagógico dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, do município de Montenegro (RS). O objetivo é verificar como estes educadores utilizam os recursos da mídia informática na sua prática pedagógica, suas concepções a respeito deste recurso, suas dificuldades no uso desta ferramenta e proporcionar a reflexões sobre novas formas de se motivar os professores a aplicar/conceber as ferramentas digitais como aliadas no processo de aprendizagem; discutir e refletir sobre as necessidades e possibilidades de formação continuada para o uso pedagógico da mesma construção de conhecimentos. Com essa finalidade, apresentam-se e discutem-se dados desta pesquisa, visando a reflexão e a procura de solução para os problemas já citados. Os dados resultantes da pesquisa sinalizaram que a formação inicial para o uso da mídia informática não sustentou a utilização efetiva das mesmas, nas práticas docentes, ratificando assim, a relevância da formação continuada para o contexto desta pesquisa. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1942)
This item is licensed under a Creative Commons License
