Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Janete Sanderpt_BR
dc.contributor.authorZanella, Vânia Felipelli Caputopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:08Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141379pt_BR
dc.description.abstractOs avanços científicos e tecnológicos, viabilizados pelos ambientes virtuais informatizados, estão despertando uma transformação na Educação, que vem provocando uma notável modificação nas formas como nós professores nos comunicarmos e nos relacionamos com nossos alunos. Com a utilização dos espaços virtuais dando suporte para a sala de aula e intensificando e fortalecendo as interações entre professor e alunos, nesses ambientes, estamos promovendo o sucesso desta nova modalidade de ensino. Novas metodologias de construção do conhecimento vêm surgindo para impulsionar o contínuo crescimento da aplicação dessas tecnologias, com o propósito de articular o uso do espaço virtual em favor da informação e do conhecimento e de promover a interação de maneira discursiva e dialógica. Consequentemente empregar a mídia em favor da educação é um desafio tanto para os docentes como para os discentes. Este estudo verifica parcialmente aspectos da problemática de utilização das tecnologias da informação e comunicação no apoio à aprendizagem o numa escola pública alunos da 3ª série do ensino médio, que apontam para uma insuficiente utilização das TICs, nessa série, deixando lacunas nas relações afetivo-interacionais e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Novos estudos sobre as novas abordagens metodológicas e o uso das TICs em apoio ao trabalho em sala de aula são medidas necessárias.pt_BR
dc.description.abstractScientific and technological advances made possible by computerized virtual environments are awakening a transformation in education, which has led to a noticeable change in the ways teachers communicate and relate to students. With the use of virtual environments to support classroom activities and learning processes as well as enhancing and strengthening the interactions between teacher and students in these environments, we are facilitating the success of this new mode of education. New methodologies for constructing knowledge are emerging to drive the continued growth of these technologies in order to articulate the use of virtual environments in favor of information and knowledge and to promote the interaction in a discursive and dialogic way. Therefore to use the media in education is a challenge to both teachers and students. This study is a contribution to the use of information and communication technologies in support of learning in a public school in the city of Porto Alegre. It statistically analyzes the responses of teachers and students in the 3rd year of secondary school. Results point to an insufficient use of ICTs in this secondary school year leaving gaps in the emotional interaction between teacher and students and in students’ cognitive development. Further studies about the use of the ICTs with new methodologies - in support to classroom learning - are necessary.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedia in educationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectAffectivity and interactionen
dc.subjectLearning supported by ICTsen
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleInteração entre professor e alunos e o uso das TICs : estudo de caso em um 3º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990644pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples