Análise técnica e pedagógica do portal educacional Ludus e suas implicações na utilização do portal pelos professores da rede municipal de Sapucaia do Sul
dc.contributor.advisor | Reategui, Eliseo | pt_BR |
dc.contributor.author | Morch, Roberta B. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141367 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os objetivos desse estudo foram avaliar o Portal Educacional Ludus, apontando pontos positivos e negativos relacionados a aspectos pedagógicos e técnicos, buscando identificar os motivos pelos quais o portal avaliado não é utilizado pelos professores da rede municipal de Sapucaia do Sul. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Os participantes do estudo foram os 45 professores dos laboratórios de informática e professores de uma das escolas do município. O referencial teórico apresenta uma discussão sobre a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola baseada em autores como Moran, Tavares e também apresenta os conceitos de avaliação de portais e software educacionais baseada nos autores Reategui, Carvalho e Nunes. A análise dos dados permitiu a identificação de alguns problemas técnicos do Portal Ludus e o estabelecimento de algumas relações entre estes e a não utilização do portal pelos professores. Os principais resultados mostram que o portal é percebido pelos entrevistados como algo desatualizado e sem atrativos para a aprendizagem dos alunos. Os entrevistados justificam o pouco (ou não) uso do portal por não apresentar elementos interativos capazes de atrair a atenção dos alunos. A observação de uma escola e a leitura do relatório do professor de informática mostram duas abordagens distintas: uma com o uso do portal como uma ferramenta a mais nas aulas de informática; a outra baseada em atividades nas aulas de informática sem o uso do portal. A importância da Secretária de Educação em capacitar os professores para o domínio das tecnologias presentes nos contextos sociais é partilhada pelos entrevistados e percebida como uma expectativa dos professores. Os resultados do estudo poderão contribuir para aprofundar a compreensão do processo de apropriação da informática no contexto escolar e para a definição de programas de qualificação profissional. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Portal | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Análise técnica e pedagógica do portal educacional Ludus e suas implicações na utilização do portal pelos professores da rede municipal de Sapucaia do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990214 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
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Ciências Humanas (1948)