Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
dc.contributor.advisor | Reategui, Eliseo Berni | pt_BR |
dc.contributor.author | Hessler, Juliana de Campos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:09:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141364 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre a leitura, seus processos e estratégias e sobre letramento é apresentado no trabalho. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O trabalho apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5ª série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents a investigation about reading and strategies which may be used to help the student in the understanding of texts, describing how the use of a text mining tool can support this process. A theoretical background about reading, its processes and strategies on literacy is presented in the paper. Then, a method for the use of a particular text mining tool is proposed as a way to support reading. After that, the paper presents an experiment about the use of such method with twenty 5 grade students who had to read a literature text. The results of the experiment demonstrated that the method enabled the students to explore the text and have a deeper understanding of it. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading comprehension | en |
dc.subject | Compreensão de texto | pt_BR |
dc.subject | Text mining | en |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000991458 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)