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dc.contributor.advisorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorMaus, Vivianept_BR
dc.date.accessioned2016-05-18T02:07:30Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141241pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investigou qual a importância dada pelos pais aos momentos lúdicos com seus filhos. Essa pesquisa teve como objeto de estudo uma turma de Educação Infantil, de uma escola da rede estadual, localizada no município de Taquara, Rio Grande do Sul. Esse estudo reuniu elementos de caráter qualitativo através de observações dos momentos de brincadeiras desta turma. Além disso, outros dados foram coletados através de um questionário que foi entregue aos pais dos alunos com a intenção de saber se dedicam algum tempo para brincar com seus filhos e qual a compreensão que têm sobre a importância destes momentos. Por fim também foi feito uma análise do Plano Político Pedagógico da escola onde o estágio foi realizado. Esta análise foi feita não só com o intuito de identificar o contexto escolar, mas também verificar qual a importância do lúdico neste ambiente e como isto se faz presente, ou não, na prática dos professores. Muitos são os motivos que fazem com que pais e filhos não desfrutem de momentos lúdicos. Na maioria das vezes a falta de tempo, aliada às dificuldades da vida contemporânea, acaba intervindo de modo que o convívio em família acabe em segundo plano. Isso acaba resultando em problemas de ordem familiar que se refletem em dificuldades no processo de ensino aprendizagem. O que, por fim, se traduz em crianças que não conseguem interagir plenamente com os colegas e, portanto, com o mundo à sua volta. Muitas vezes se sentem incompreendidas, solitárias e carentes de atenção. Um ambiente escolar que leve em conta o tamanho da importância do lúdico viria a contribuir para melhorar esta realidade. Uma vez que a brincadeira possibilita aos pais e professores conhecer melhor a criança, suas dificuldades e anseios. Para isso, seria necessário, não somente disponibilizar brinquedos às crianças, mas um novo posicionamento da família e da escola em relação ao lúdico. De forma que ambos encarassem o brinquedo como algo inerente à natureza humana.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.titleA importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992202pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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