Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPoletto, Paula Manoela Batistapt_BR
dc.contributor.authorMotta, Maria da Graça Corso dapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-06T02:22:05Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1414-8145pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140383pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Conhecer, sob a ótica da criança que vive com HIV/aids, os cuidados e as ações de educação em saúde que podem ser desenvolvidos na sala de espera. Métodos: Pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em ambulatório de atendimento especializado em DST/aids na cidade de Porto Alegre/RS. Os participantes foram crianças atendidas nesse serviço de saúde, entre sete e 12 anos de idade, e seus familiares/cuidadores. Para a coleta das informações utilizou-se o Método Criativo e Sensível. Resultados: A partir da análise temática emergiram os temas para as atividades de educação em saúde, neste artigo foram abordados os seguintes temas: sala de espera, autocuidado, saúde na escola e representações de saúde. Conclusões: A sala de espera configura-se um espaço que pode proporcionar momento de espera aprazível e produtivo com a inserção de atividades para desenvolver educação em saúde, com ênfase no lúdico.pt_BR
dc.description.abstractObjective: Learning under the point of view of the child who lives with HIV/AIDS the care and actions of health education that may be developed in the waiting room. Methods: It is a descriptive and exploratory research with qualitative approach carried out in a healthcare service specialized in DST/AIDS in the city of Porto Alegre/RS. The participants comprised children between seven and twelve years old attended in this healthcare service and their family members/caretakers. The collection of information followed the Creative and Sensible Method. Results: The thematic analysis provided the themes for the health education activities. This article discussed the following themes: waiting room, self-care, health in the school, and health representations. Conclusions: The waiting room configures a space that may provide a moment of pleasant and productive waiting time by introducing activities that develop health education with emphasis on the ludic factor.en
dc.description.abstractObjetivo: Conocer, bajo el punto de vista del niño que vive con HIV/SIDA, los cuidados y las acciones de educación en salud que pueden ser desarrollados en la sala de espera. Métodos: Investigación descriptiva-exploratoria, con planteamiento cualitativo, realizado en un ambulatorio de atención especializada en DST/SIDA en la ciudad de Porto Alegre/RS. Los participantes fueron niños, entre siete y doce años de edad atendidos en ese servicio de salud, y sus familiares/cuidadores. Para la recopilación de las informaciones, se utilizó el Método Creativo y Sensible. Resultados: Del análisis temático emergieron los temas para las actividades de educación en salud. Este artículo discute los siguientes temas: sala de espera, autocuidado, salud en la escuela y representaciones de salud. Conclusiones: La sala de espera se configura como un espacio que puede proporcionar momento de espera agradable y productivo a través de la introducción de actividades para desarrollar educación en salud, con hincapié en lo lúdico.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEscola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n.4 (out./dez. 2015), p. 641-647pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectPediatric nursingen
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subjectNiñoes
dc.subjectSala de esperapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnfermería pediátricaes
dc.subjectHIVpt_BR
dc.titleEducação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aidspt_BR
dc.title.alternativeEducation in health in the waiting room : care and actions to the child who lives with HIV/aidsen
dc.title.alternativeEducación en salud en la sala de espera : atención y acciones al niño con VIH/sidaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000985068pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples