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dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T02:08:02Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140202pt_BR
dc.description.abstractMuitas pesquisas contemporâneas têm apontado os problemas dos Cursos de Licenciatura em Química, principalmente aqueles ocasionados pelo desequilíbrio na articulação entre os componentes teóricos e os componentes práticos das estruturas curriculares dos cursos. Neste trabalho, realizamos um movimento exploratório de pesquisa sobre os dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2011, centrado na análise documental, que buscou caracterizar o perfil geral dos Cursos de Licenciatura em Química no Rio Grande do Sul. As evidências mostraram que os estudantes são majoritariamente oriundos de escolas públicas, tendo renda familiar de até 3 salários mínimos. Os extratos analíticos também revelaram que, apesar de a maior parte dos cursos ter obtido conceitos satisfatórios no exame, houve críticas dos estudantes dirigidas à falta de integração entre as disciplinas presentes nas estruturas curriculares e à fragilidade da preparação profissional, decorrente dessa característica.pt_BR
dc.description.abstractMany contemporary researches have pointed to the problems tied to Chemistry Teacher Training Programs, particularly those caused by the imbalance in the relationship between the theoretical and practical components in their curriculum framework. In this paper, we propose exploratory research on data from the National Survey of Student Performance 2011, focused on documentary analysis, which aimed to characterize the general profile of the Chemistry Teacher Training Programs in Rio Grande do Sul, Brazil. Results showed that students are mostly from public schools, with family income up to 3 minimum wages. Analytic extracts also revealed that although most of the programs have obtained satisfactory scores in that exam, there was criticism directed by students to the lack of integration between disciplines presented in the curriculum frameworks and the weakness of professional preparation which arises from this feature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 4, n. 2 (2015), 18 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectENADEen
dc.subjectCurso de Químicapt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectChemistry educationen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectExame Nacional de Desempenho dos Estudantespt_BR
dc.titleReflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011pt_BR
dc.title.alternativeReflections on the chemistry teacher training programs in Rio Grande do Sul : the elements of enade 2011en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982833pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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