Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T02:07:23Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1516-3687pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140133pt_BR
dc.description.abstractA coocorrência entre as dificuldades na leitura e na matemática é frequente, indicando que as habilidades cognitivas comuns subjacentes a tais dificuldades possam estar deficitárias. A pesquisa aqui descrita analisa as habilidades cognitivas que estão na base das aprendizagens da leitura e da matemática, contribuindo para a prática pedagógica nessas áreas. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo em que foram identificadas funções cognitivas de 79 alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental, divididos em quatro grupos: com dificuldades na leitura, na matemática, nas duas áreas e sem dificuldades. Obtivemos o perfil cognitivo dos grupos com tarefas de processamento fonológico, senso numérico, memória de trabalho e estratégias de contagem e recuperação da memória. Cada grupo apresentou um perfil cognitivo único, indicando necessidades educacionais diversas. Os resultados alertam para a importância da estimulação do processamento fonológico e do senso numérico, habilidades ainda pouco conhecidas pela escola brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThe co-occurrence of difficulties in reading and mathematics is frequent, indicating that common cognitive skills underlying these difficulties may be impaired. The study aims to analyse the cognitive abilities which are in the basis of acquisition of both reading and mathematics skills contributing to the educational practice in these areas. This is a cross-sectional, quantitative study that identified cognitive functions of 79 students from 3rd to 6th grade of elementary school. The students were divided into four groups: difficulties in reading, in mathematics, in both areas and the control group. We assessed the cognitive profile of the students through tasks in volving: phonological processing, number sense, working memory, counting strategies and arithmetic fact retrieval. Each group showed a unique cognitive profile indicating different educational needs. The results urge attention to the importance of the stimulation of phonological processing and number sense, abilities which are still unknown by Brazilian schools.en
dc.description.abstractLa co-ocurrencia de dificultades en lectura y matemática son frecuentes, lo que indica que habilidades cognitivas comunes que subyacen a estas dificultades pueden ser deficientes. La investigación descrita aquí examina las habilidades cognitivas que subyacen en el aprendizaje de lectura y matemática, lo que contribuye a la práctica pedagógica en estas áreas. Se trata de un estudio transversal, de carácter cuantitativo, en el que se identificaron las funciones cognitivas de los 79 estudiantes de 3º al 6º año de la escuela primaria, divididos en cuatro grupos: con dificultades en lectura, en matemática, en las dos áreas y sin dificultades. Se ha observado el perfil cognitivo de los grupos con tareas de procesamiento fonológico, sentido numérico, memoria de trabajo y estrategias para contar y recuperación de la memoria. Cada grupo presentó un perfil cognitivo único que indica diversas necesidades educativas. Los resultados ponen de relieve la importancia de la estimulación del procesamiento fonológico y el sentido numérico, habilidades estas aún poco conocidas por la escuela brasileña.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e prática. Vol. 17, n.2 (maio/ago. 2015), p. 185-198pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning difficultiesen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectHabilidade cognitivapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectCognitive abilitiesen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCognitive profileen
dc.subjectProblemas de aprendizajees
dc.subjectLecturaes
dc.subjectMatemáticaes
dc.subjectHabilidades cognitivases
dc.subjectPerfil cognitivoes
dc.titlePerfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemáticapt_BR
dc.title.alternativeCognitive profile of students with learning difficulties in reading and mathematics en
dc.title.alternativePerfil cognitivo de los alumnos con dificultades de aprendizaje en lectura y matemática es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982848pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples