Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.contributor.authorCastaldo, Gilmarpt_BR
dc.date.accessioned2008-09-25T04:13:16Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14011pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo identificar as principais práticas de gestão das Micro e Pequenas Empresas, situadas em Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brasil, clientes do Banco do Brasil, agência local, servindo como ferramenta complementar aos mecanismos utilizados pelo banco na análise de crédito para o segmento, visto o elevado índice de mortalidade do segmento. O método aplicado foi o “Survey” baseado na coleta de dados primários (em campo) por meio de questionários estruturados aplicados a uma amostra, através de entrevista pessoal, elaborada com o intuito de conhecer as principais práticas de gestão do segmento, o perfil do empresário local e suas principais dificuldades no momento atual. Foram entrevistadas cinqüenta empresas, 8,21% da população estudada. Os respondentes apresentaram um alto nível de formação sendo que a maioria possui curso superior, são homens e estão entre 41 a 50 anos de idade. Mas de 50% das empresas possui mais de cinco anos de atividade, são do segmento industrial e possuem entre 10 a 20 funcionários. Os resultados apontam que o principal motivo que levou os respondentes a optar por abrir uma empresa foi a identificação de uma oportunidade de negócio, já possuíam algum conhecimento no segmento de atuação e identificam a alta carga tributária como a principal dificuldade enfrentada no momento atual em suas empresas. Quanto a condução do negócio e problemas gerenciais, apontaram a falta de mão-de-obra especializadas e o aumento da concorrência como os fatores mais preocupantes. Destacam que alguns dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa são: o conhecimento do mercado, as estratégias de vendas e a criatividade do empresário para poder enfrentar as intensas transformações do mercado e o acirramento da concorrência.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleAnálise de micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649584pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples