Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil

Visualizar/abrir
Data
2007Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho teve como escopo o estudo do problema da comercialização do produto empréstimo a pessoa física para fins de financiamento de veículos através das linhas de CDC e leasing. É proposta uma revisão estratégica da empresa Banco do Brasil para fins de conquista da liderança no mercado de concessão do crédito para esta linha. A empresa estudada possui pequena participação num mercado altamente competitivo, no qual participam financeiras independentes, financeiras ligadas a grandes conglo ...
Este trabalho teve como escopo o estudo do problema da comercialização do produto empréstimo a pessoa física para fins de financiamento de veículos através das linhas de CDC e leasing. É proposta uma revisão estratégica da empresa Banco do Brasil para fins de conquista da liderança no mercado de concessão do crédito para esta linha. A empresa estudada possui pequena participação num mercado altamente competitivo, no qual participam financeiras independentes, financeiras ligadas a grandes conglomerados bancários e financeiras ligadas a montadoras de veículos. Nesta realidade é que foi feito o presente estudo, procurando trazer à discussão temas tão caros à empresa, como treinamento de pessoal, estratégia, marca, posicionamento e outros temas afins. Trabalharam-se os conceitos de marketing, de Kotler e Armstrong (2003), de Mckenna (2002), de Mattar e Santos (2003), de Rosto, Zeithaml e Lemon (2001); estudou-se estratégia nas palavras de Kaplan e Norton (1997), de Mintzberg e Quinn (2001) e mercado financeiro nos escritos de Fortuna (2002), entre outros autores consultados. Com base nessa literatura é que foi desenvolvida a estrutura do estudo. Com base num roteiro contendo os principais aspectos retratados na literatura foram realizadas pesquisas sob a forma de questionário com os funcionários do banco, junto à instituição Banco do Brasil e também com representantes do comércio varejista de veículos. Após as análises efetuadas, a pesquisa concluiu que o mercado de veículos está em franca expansão, existindo uma forte demanda por crédito para financiamento de veículos, em razão de prazos mais longos e redução de taxas e que, neste contexto, o Banco do Brasil deverá rever suas estratégias de comercialização do produto, efetuar um trabalho de qualificação junto ao seus funcionários, buscando assim um melhor posicionamento no mercado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3400)
Este item está licenciado na Creative Commons License
