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dc.contributor.advisorStephanou, Mariapt_BR
dc.contributor.authorBauer, Mariane Castropt_BR
dc.date.accessioned2016-04-21T02:07:32Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139341pt_BR
dc.description.abstractO estudo, inspirado nos pressupostos dos paradigmas da complexidade e holístico, que se fundamentam no reconhecimento da complexidade da existência e no pensamento sistêmico e que marcam uma nova maneira de abordar a realidade, busca investigar iniciativas que vêm promovendo práticas escolares condizentes com tais pressupostos. Para elucidar os aspectos que inspiram tais iniciativas e provocam mudanças na forma escolar de educar, o estudo parte de uma caracterização da configuração da educação escolar que prevalece em nosso tempo e que se assenta no paradigma cartesiano-newtoniano. Após, discorre sobre as bases epistemológicas do paradigma emergente na Educação. Os autores de referência são Edgar Morin, Roberto Crema e Maria Cândida Moraes. A empiria constituiu-se a partir de um levantamento realizado junto à internet, tendo como metodologia a netnografia. Foram identificadas diversas iniciativas escolares que se apresentam e narram suas ações pedagógicas inspiradas nos paradigmas holístico e da complexidade, ou ainda que se apresentam como alternativas à educação convencional. Para uma maior imersão, o estudo delimitou três experiências escolares, a saber: Escola Caminho do Meio (RS); Escola Comunitária Cirandas, (RJ); Casa Redonda Centro de Estudos (SP). O problema de pesquisa buscou compreender de que forma a educação escolar pode ser pensada a partir dos paradigmas emergentes: Como as iniciativas analisadas organizam o espaço físico e de funcionamento institucional? Quais os referenciais teóricos que sustentam suas práticas (missão, valores e princípios)? Quais são as narrativas acerca do dia a dia escolar? Como acontecem os processos de ensino e aprendizagem A pesquisa constatou que é possível criar formas diferentes de educação escolar quando a intenção da prática pedagógica leva em conta que o ser humano habita e expressa vida em diferentes dimensões: cósmica, planetária, espiritual, emocional, intelectual, psíquica, biológica, física, cultural, social, histórica. A abordagem da educação pelo viés dos paradigmas da complexidade e holístico contribui para a concepção de aluno como sujeito capaz de construir seu repertório de saberes e organizar sua aprendizagem, além de assegurar espaço para suas manifestações e buscar os caminhos de seu pensamento e desenvolvimento. Também, que os objetivos da prática escolar fundamentada nesses paradigmas, proporcionam espaço no tempo escolar para que os alunos possam expressar suas singularidades e se perceber integrantes e integrados em um grupo no qual existem tantas outras singularidades. Por fim, o estudo reconhece que essas iniciativas vêm produzindo diferentes práticas na educação escolar e, sobretudo, diferentes modos de se relacionar com a vida. Isso não significa afirmar que existam práticas inteiramente novas e puras, pois ainda subsistem traços da forma escolar predominantes até nossos dias. Estamos, de fato, em movimentos de (re) invenções.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectParadigmapt_BR
dc.title(Re) Invenções em movimento : Experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holísticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990016pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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